Mapa da Obra - E-book

Confira dois cases de fundações da Engemix

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 27/01/2021Como utilizar o concreto usinado em sua obra
O concreto dosado em central possui maior homogeneidade que se deve ao maior rigor da indústria na hora de selecionar e medir os insumos utilizados na produção. Créditos: Shutterstock

Como utilizar o concreto usinado em sua obra

Material garante maior durabilidade e maior qualidade no resultado final da entrega

Os materiais componentes do concreto usinado são aqueles produzidos em uma central dosadora e são armazenados e pesados em uma usina, também denominada concreteira. Na sequência, são colocados em um caminhão-betoneira para serem direcionados com segurança para o local de aplicação, que os mistura e transporta o concreto fresco até o local da obra. O concreto “comum” pode ser usinado ou preparado na obra.

De acordo com Ligia Vitória Real, professora do curso de Engenharia Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie, outro ponto a ser destacado na utilização do concreto usinado é que por ser produzido em centrais dosadoras de concreto possui diversos benefícios que promovem maior durabilidade das estruturas e também maior qualidade no resultado final da entrega. “Possui maior qualidade do que o preparo em obra por ter maior rigor no controle de qualidade dos materiais e das quantidades adicionadas ao se preparar o concreto”, destaca. Afinal, tais centrais possuem plenas condições de auxiliar os empreendimentos na busca de soluções que visem aprimorar o processo de concretagem, como a Engemix, por exemplo. Confira os principais benefícios da utilização do concreto usinado:

  • Maior produtividade.
  • Economia de materiais.
  • Sustentabilidade.
  • Maior controle de qualidade.

Além dos pontos destacados acima, o concreto dosado em central também possui outros, como maior homogeneidade que se deve, em primeiro lugar, ao maior rigor da indústria na hora de selecionar e medir os insumos utilizados na produção. A energia de mistura em um caminhão-betoneira confere ao concreto uma melhor homogeneidade em comparação a uma betoneira de obra.

Destaques de aplicação do concreto usinado

O concreto usinado é misturado e transportado com um caminhão-betoneira. Ao chegar à obra, é necessário realizar o ensaio de abatimento de tronco de cone (NBR NM 67:1998) para conferir se a consistência do concreto está de acordo com a necessidade da obra, informada no momento da compra. Após aprovado o abatimento, o concreto é transportado dentro da própria obra, utilizando bomba (concreto bombeado) ou jericas (uma espécie de carrinho de mão) até a peça que será concretada. “É necessário espalhar o material em toda a forma, para não haver concentração de carga em um único ponto. O concreto fresco é, então, adensado utilizando equipamentos de vibração (vibradores de imersão, carrapato, formas vibratórias)”, orienta.

Na sequência, é feito o acabamento da peça, para que a superfície fique lisa e uniforme. Por último, quando o concreto começa a endurecer, inicia-se o processo de cura, que consiste em evitar a perda de água do material. “A cura pode ser feita molhando a peça, com lonas, com uma película impermeável (cura química) ou até mesmo com manta bidim úmida”, ressalta. Durante a concretagem, é necessário moldar ao menos 6 corpos de prova para avaliar a resistência à compressão aos 28 dias. “Também é importante ressaltar que o concreto deve ser transportado e aplicado na obra em no máximo duas horas e meia, a contar do início da mistura, que acontece na central dosadora”, complementa.

Normas de especificação

As principais normas para o concreto usinado são:

ABNT NBR 12655 – Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação – Procedimento. Rio de Janeiro, 2015.

ABNT NBR 7212 – Execução de concreto dosado em central – Procedimento. Rio de Janeiro, 2012.

ABNT NBR 8953 – Concreto para fins estruturais – Classificação pela massa específica, por grupos de resistência e consistência Rio de Janeiro, 2015.


Solicite um orçamento na Engemix e tenha a experiência de obter um concreto usinado de qualidade em sua obra:


Compartilhe esta matéria

Fundações especiais: confira dois casos

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X