Publicado em 20/02/2017Vigas aéreas: como construir em 5 etapas
As vigas, estrutura de extrema importância em uma construção, são responsáveis pela condução da cargaCréditos: Visia

Vigas aéreas: como construir em 5 etapas

Acompanhe o passo a passo da construção de vigas utilizando o cimento Obras Estruturais

As vigas aéreas são estruturas horizontais que conduzem a carga de uma edificação, transferindo-a para outras estruturas de apoio, como os pilares. Parte tão importante de uma construção, deve receber atenção redobrada e ser executada com grande rigor e materiais adequados.

Neste caso, recomenda-se o uso do cimento Obras Estruturais, que garante a segurança e solidez da obra. Além disso, ele é 20% mais resistente quando comparado ao cimento Todas as Obras.

Preparação do concreto para vigas aéreas

Para preparar o concreto você vai precisar de 1 saco de cimento Obras Estruturais, 4 latas de areia média, 5 latas e ½ de brita e 1a lata e ¼ de água. Para fazer a mistura, verifique se a betoneira está limpa, sem resíduos de pó ou de água suja. Antes de coloca-la em funcionamento, umedeça a parte interna.

Depois que ela entrar em movimento, coloque a brita e um pouco de água. Após misturar por 1 minuto, adicione o cimento, a areia e o resto da água; deixe a betoneira girar por 3 minutos e pronto.

A mistura também pode ser manual: coloque a areia e adicione o cimento e com o auxílio de uma pá ou enxada, mexa até que a mistura fique sem grumos. Em seguida, despeje e espalhe a brita, acrescente água aos poucos.

 

Lembre-se que o sucesso da obra começa com a sua segurança. Por isso, use: máscara, óculos de proteção, luvas, capacete e botas antiderrapantes.

 

Confira as etapas da construção:

 

Vigas aéreas, lajes e fundações precisam de cimento desenvolvido especialmente para essa finalidade. O material garante qualidade e segurança.Botão Site

 

  • O primeiro passo é levantar a alvenaria e fazer o enchimento dos pilares até a altura desejada. Depois, coloque a fôrma, faça o travamento – amarrando a estrutura – e adicione as ferragens
  • A concretagem é feita depois que as fôrmas das vigas estiverem preparadas com as armaduras e as ferragens inseridas. Com isso, você pode preparar o concreto
  • Depois dessa etapa, umedeça a fôrma
  • Lance o concreto. Você deve fazer o adensamento/compactação com um vergalhão ou vibrador para expulsar o ar aprisionado em seu interior. Aplique no maior número possível de pontos, introduzindo-o rapidamente e retirando-o lentamente evitando encostar nas armaduras ou fôrmas
  • Bata com um martelo ou vergalhão na fôrma lateral para melhorar a distribuição do concreto. Faça isso até que a superfície fique brilhante ou quando não se observar mais bolhas de ar. Aguarde 7 dias para desforma das faces laterais das vigas e 28 dias para a retirada do fundo das vigas.
Compartilhe esta matéria

Veja também

X