Publicado em 26/09/2016Cimento e concreto ganham destaque na decoração
Projeto apresentado na Casa Cor 2016 tem parede inteira transformada em uma adega com blocos de concretoCréditos: Divulgação/Traiart

Cimento e concreto ganham destaque na decoração

Produtos, que já estão em projetos de arquitetura como acabamentos de pisos e paredes, invadem a decoração de maneira criativa

Quando você pensa em cimento, as primeiras coisas que lhe vêm à cabeça são: canteiro de obra, pá, construção, sujeira, pedreiro, desempenadeira e por aí vai? Então está mais do que na hora de mudar esse pensamento, pois o cimento é a estrela de muitos projetos de arquitetura, sendo utilizado no acabamento de pisos, paredes e até de alguns móveis, além de dar vida a objetos de decoração dos mais variados tipos e tamanhos.

Por ser neutra, a cor cinza é uma das mais modernas e versáteis utilizadas na arquitetura e decoração, permitindo mais liberdade na escolha de móveis e objetos decorativos. Dependendo da tonalidade e do contexto do projeto, sua pode conferir um ar urbano, moderno, rústico ou sóbrio no ambiente.

Um dos caminhos é optar pelo cimento queimado, que é feito a partir de uma massa virada na obra, com a mistura de cimento, areia e água, que deve ser aplicada sobre a superfície. Em seguida, joga-se o pó de cimento na massa ainda mole. Por fim, a superfície deve ser desempenada, espalhando esse pó e deixando-a bem lisinha até obter o tom desejado. Depois de seco, está pronto o cimento queimado.

O concreto aparente também é uma boa escolha. Uma das marcas registradas do Movimento Modernista do século 20, ele saiu dos holofotes por alguns anos e só voltou a aparecer no final da década de 60. A mistura de cimento, areia, brita e água viveu seu auge nos anos 70 e caiu em desuso até os anos 90.

Agora, nos anos 2000, foi resgatado e pode ser visto constantemente em projetos arquitetônicos, seja em vigas, pilares, paredes e até em cabeceiras de cama. O concreto aparente é econômico, pois dispensa etapas como emboço e reboco, além dos revestimentos. Ele é versátil, aceita diversas texturas e tem fácil manutenção.

Cimento e concreto: criatividade e ousadia

Dependendo da imaginação é possível ir além dos acabamentos com cimento e concreto, como os arquitetos da Triart Arquitetura, que apresentaram algo inusitado e ousado na edição da Casa Cor deste ano: uma adega com blocos de concreto.

Os jovens arquitetos André Bacalov, Kika Mattos e Marcela Penteado são os responsáveis pelo projeto e utilizaram os blocos encaixados cobrindo uma das paredes do ambiente de 13m² composto por iluminação reduzida, tons sóbrios, tecidos, madeira, móveis italianos e peças de antiquário.

O Mapa da Obra conversou um pouco com os arquitetos da Triart sobre a tendência de utilizar cimento e concreto na decoração. Confira:

Mapa da Obra – Qual foi a inspiração para o projeto da adega? Por que optaram por blocos de concreto?

André Bacalov – A inspiração foi uma caverna no subsolo para guardar os vinhos, por conta da temperatura. Por isso decidimos fazer uma caixa de concreto (piso, parede e teto). Para quebrar a frieza, usamos um painel em madeira do lado oposto.

Marcela Penteado – Com relação aos blocos, queríamos usar algo que continuasse com essa linguagem do cimento e, ao mesmo tempo, fosse inusitado, além de não permitir troca de calor com o ambiente, sendo propício para uma adega.

MDO – Quando optam por cimento queimado, concreto aparente ou colorido, além de artefatos de concreto para usar nos projetos, que características querem conferir ao ambiente?

Kika Mattos – Buscamos uma linguagem estética contemporânea e original.

MDO – É uma grande tendência atual…

Marcela Penteado – Sim, o concreto faz parte da arquitetura brasileira (modernismo e brutalismo) e achamos que o uso dele e do cimento, além de modernizar o local, deixa com características da nossa arquitetura.

MDO – Há vantagens em utilizar esse tipo de material?

Kika Mattos – Sim, além do baixo custo comparado com outros materiais, deixa o ambiente moderno e minimalista.

 

Para usar cimento na decoração de casa, é preciso conhecer os tipos de concreto existentes e suas propriedades. Entenda mais sobre o assunto.Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X