Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Acessibilidade na Construção Civil

Confira as regras estabelecidas em norma para criar residências adaptadas para Pessoas Com Deficiência (PCDs)

Publicado em 13/08/2018Vidro insulado pode ser solução para conforto termoacústico
Limpeza periódica dos vidros insulados já instalados auxilia na conservação dos mesmosCréditos: Shutterstock

Vidro insulado pode ser solução para conforto termoacústico

Composição do painel de vidros mais os caixilhos são importantes para garantir o melhor funcionamento

Também conhecido como vidro duplo, o vidro insulado se refere a duas ou mais lâminas de vidro seladas em torno das bordas com um espaçamento de ar desidratado com material dessecante formando uma peça com uma placa única de vidro. De acordo com Leandro Gonçalves, representante da Divinal Vidros, é comum ouvir falar sobre o vidro insulado como “vidro acústico”.

“Ele apresenta a forma mais eficaz de reduzir a transferência de temperatura através do envidraçamento. Quando usado em conjunto com revestimentos de vidro reflexivo e/ou baixo emissivo, as unidades do vidro insulado tornam-se um meio eficaz para economizar energia e cumprir com as normas de desempenho acústico e energético de construção”, explica.

O funcionamento do vidro insulado depende de sua composição e de todo o conjunto onde o vidro será instalado. Como ele trabalha, preferencialmente, na redução sonora ou equalização das diferenças de temperatura entre o ambiente interno e externo, também é preciso considerar a composição do painel de vidros mais os caixilhos.

Com relação aos seus custos, vale ressaltar que eles devem depender da composição final do produto. “O vidro insulado pode ser composto por vidros comuns, laminados, temperados, de proteção solar, entre outros. As mais variadas composições podem ser realizadas, a depender da necessidade de cada obra, e influenciarão no custo final do produto”, afirma Gonçalves.

Instalação do vidro insulado

Antes de qualquer execução é preciso garantir que sejam seguidas as normas vigentes. “Para que o produto tenha eficácia, não somente o vidro, mas também caixilhos e envoltórias devem ser devidamente especificados para que o conjunto trabalhe de forma correta maximizando os resultados. Não somente o vidro insulado é responsável pela atenuação acústica ou energética em um envidraçamento seja em uma simples janela ou em uma fachada”, ressalta o representante da Divinal Vidros.

Além disso, os cuidados com relação à conservação dos vidros são importantes para garantir sua vida útil e seu bom estado. Para isso é preciso armazenar os vidros de forma adequada, em condições apropriadas para evitar riscos de degradação, enquanto esperam a montagem e instalação com o caixilho na obra; realizar as manutenções necessárias orientadas pelo fabricante; e, após instalados, eles devem ser limpos constantemente utilizando água e detergente neutro.

Areias, britas, rachão são alguns dos tipos de agregado apresentados com a qualidade Votorantim Cimentos. Conheça os produtos. 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Dicas para residências com acessibilidade

Baixe o e-book grátis e descubra quais devem ser as ações para tornar moradias adaptadas!

Mapa da Obra - E-book
X