Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Baixe o e-book e receba a segunda edição da série Etapa de Obra

Saiba mais sobre estruturas!

Publicado em 06/02/2020Alvenaria de vedação x drywall: entenda as diferenças
Veja quais as vantagens e as aplicações indicadas para ambos os sistemas Créditos: Shutterstock

Alvenaria de vedação x drywall: entenda as diferenças

Os sistemas possuem o mesmo objetivo, mas as diferenças ficam por conta dos materiais de composição e do método de construção

Por Jacqueline Gastão

 

A alvenaria de vedação é um tipo de sistema que funciona como fechamento de paredes sem função estrutural, ou seja, são blocos de fechamento que não são responsáveis por suportar a carga dos edifícios.

Esse método é utilizado em larga escala na maioria das construções brasileiras. No entanto, nos últimos anos tem perdido um pouco de espaço para as placas de drywall, que também são uma forma de fechamento, só que realizada por painéis de gesso acartonado, e de acordo com especialistas, otimiza a mão-de-obra e proporciona mais leveza ao projeto.

De acordo com Heloísa Cristina Fernandes Cordon, professora do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, como os dois sistemas têm o mesmo objetivo, as diferenças ficam por conta dos materiais de composição e do método de construção.

Confira alguns benefícios da alvenaria de vedação e do drywall, e em que situações cada uma apresenta melhor desempenho:

Alvenaria de vedação

A alvenaria é composta da sobreposição de blocos (cerâmicos ou de concreto), unidos por uma argamassa de assentamento e depois revestidos por algum revestimento que nivele a superfície (pode ser argamassa de revestimento ou pasta de gesso, normalmente).

Esse método permite que se tenham mais opções para elaborar projetos arquitetônicos, uma vez que possibilita grandes vãos devido a sua utilização com vigas e pilares para dar sustentação à estrutura.

Além desse ponto mencionado acima, a alvenaria de vedação apresenta as seguintes vantagens em relação ao drywall:

  • Resistência

Apesar do drywall atender todos os requisitos de desempenho técnico em relação a pesos e impactos, a alvenaria de vedação ainda apresenta maior resistência, especialmente em ambientes úmidos, como cozinhas e banheiros, e fachadas, aplicação que não se estende ao drywall.

  • Mão-de-obra simples

Como esse método é mais tradicional, existe ampla mão de obra qualificada para sua execução, o que nem sempre acontece com a instalação do drywall.

  • Permite a instalação de móveis e outros objetos

Para realizar a instalação de móveis, nichos e outros objetos na parede de drywall, é necessário o uso de buchas apropriadas ou outros itens específicos. Também é o caso de instalar reforços metálicos nas estruturas internas. Já na alvenaria de vedação, não é necessário nenhum cuidado especial.

Drywall

“O drywall, na verdade, é uma das marcas de um produto chamado gesso acartonado. Ele é composto por chapas produzidas por um “sanduíche” de papel draft e pasta de gesso, que são fixados em trilhos metálicos para sua sustentação. Por já serem lisas, as chapas precisam de pouco de acabamento”, explica Heloísa.

O sistema de placas de gesso acartonado pode ser utilizado na vedação interna e nas divisórias de ambientes das edificações, substituindo a alvenaria tradicional”, complementa a professora. Ainda, de acordo com ela, por não ser resistente à ação da água, não pode ser utilizado na fachada, embora hoje em dia esteja se desenvolvendo tecnologia para tal. Para ambientes úmidos, como banheiros e cozinhas, existem placas especiais.

Em relação à alvenaria de vedação, o gesso acartonado se destaca, principalmente, pelos seguintes fatores:

  • Agilidade na execução

Como as placas já chegam à obra para pronta instalação, quando essa é simples, o trabalho é muito menor do que a construção da base para alvenaria. Além disso, elas geram menos resíduos e possibilitam um espaço de trabalho mais limpo.

  • Ocupam menos espaço

Devido à espessura mais fina do drywall, as paredes feitas com ele ocupam menos área útil do imóvel e por esse motivo, ele é uma excelente escolha para apartamentos com metragem reduzida.

  • Flexibilidade do layout

Por ser de fácil instalação e remoção, as placas de drywall permitem modificações na estrutura do layout sem grandes reformas.

 

 

Você sabe as diferenças do concreto armado para a alvenaria estrutural? Confira:

https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/alvenaria-estrutural-ou-concreto-armado/

 

 

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Estrutura

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X