Mapa da Obra - E-book

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado por Votorantim Cimentos em 30/05/2016Usos da cal: conheça diferenças, tipos e aplicações
Cal hidratada chega pronta na obra para ser adicionada à areia, água e cimento

Usos da cal: conheça diferenças, tipos e aplicações

Entenda como a cal contribui para a qualidade da argamassa e conheça suas aplicações na construção civil.

A cal é um elemento consumido em larga escala pela construção civil, principalmente durante o preparo de argamassa para o assentamento ou revestimento de paredes e muros. Existem diferentes usos da cal, material proveniente de rochas calcárias ou magnesianas e que pode ser encontrado em diferentes tipos.

Quais são os tipos da cal?

A cal é amplamente utilizada na construção civil, e seus diferentes tipos atendem a finalidades específicas, como preparo de argamassas, revestimentos e pinturas. Cada variação possui características próprias que influenciam no desempenho do material na obra. A seguir, conheça os três principais tipos de cal e suas aplicações.

Cal Virgem (ou Cal Viva)

Obtida pela calcinação – processo térmico de decomposição da matéria-prima em fornos a aproximadamente 900 °C. A cal virgem não deve ser aplicada diretamente na obra, pois exige hidratação prévia.

Cal Hidratada (ou Cal Apagada)

Resultado da reação da cal virgem com água, apresenta-se como um pó branco muito fino. Por estar pronta para uso, é a mais utilizada em obras, garantindo segurança, agilidade e produtividade.

Cal Hidráulica

Contém uma pequena proporção de argila (até 20%), o que a torna capaz de endurecer mesmo na presença de água. Foi bastante utilizada antes da popularização do cimento Portland.

Quais os principais usos da cal?

Hidratar é preciso

A cal virgem, na realidade, não é aplicada diretamente na obra. Ela deve, necessariamente, passar pela hidratação, seja no momento de sua produção ou durante o preparo da argamassa no canteiro ou na central de mistura. Nesse caso, comprar a cal hidratada – disponível em recipientes plásticos ou em sacos de papel Kraft – garante agilidade e segurança, visto que o material chega pronto para ser adicionado à areia, água e cimento.

Situações que pedem a hidratação da cal na obra acabam ocasionando perda excessiva de tempo, já que o material precisa descansar por, no mínimo, 48 horas antes de ser utilizado. Além disso, corre-se o risco de a hidratação não ser completa, podendo acarretar trincas, quedas e maior desperdício.

Vantagens da cal hidratada

A cal hidratada atua, basicamente, como um aglomerante, permitindo o endurecimento da argamassa através do contato com o ar. Esse elemento garante muitas outras vantagens, como melhor trabalhabilidade e plasticidade da argamassa, maior potencial de aderência ao revestimento e grande capacidade de retenção de água. Consequentemente, reduz os problemas com fissuras por retração e contribui para a resistência mecânica.

Cuidados na hora de especificar

Esse desempenho só pode ser obtido com a cal em conformidade com as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como os requisitos químicos e físicos da NBR 7175. Algumas empresas fornecem o material com adição de impurezas, o que compromete o poder aglomerante. Por isso, recomenda-se verificar as empresas que fazem parte do Programa Setorial da Qualidade (PSQ), idealizado pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H).

A Votorantim Cimentos é uma das empresas certificadas e fornece a Cal Hidratada Itaú, indicada para a preparação de diversos tipos de argamassa. A solução é desenvolvida com alta tecnologia e controle em todos os processos, principalmente em sua fase de hidratação.

A cal também pode ser usada para pintar paredes. O resultado é uma aparência rústica, com pouco custo.Botão Site

Compartilhe esta matéria

Descubra os principais tipos de patologias

Obtenha agora o e-book!

Mapa da Obra - E-book
X