Publicado em 09/08/2019Concreto usinado x concreto virado em obra: entenda as diferenças
Concretos com diferentes propriedades são utilizados para atender às necessidades de execução de tipos específicos de peças estruturaisCréditos: Shutterstock

Concreto usinado x concreto virado em obra: entenda as diferenças

Alguns conceitos devem ser levados em conta para atender aos requisitos do projeto

O concreto usinado já é um tipo de produto bastante utilizado nas obras de construção civil. Porém, em obras de pequeno porte, ainda é comum encontrar o concreto virado em obra (aquele que funciona da mistura de cimento, com areia, água e pedras/britas). O termo que foi popularizado como “virado em obra” significa que é dosado e misturado, no próprio canteiro de obra onde será aplicado. Para essa modalidade de concreto a mistura e homogeneização do concreto são feitas com a utilização de ferramentas como pás e enxadas ou até mesmo com o uso de betoneiras elétricas, contrariamente aos concretos usinados que possuem procedimentos mais adequados de preparação, sejam em usinas misturadoras ou apenas dosadoras.

 

Para Arnaldo Forti Battagin, da Associação Brasileira de Cimento Portland, quando nos referimos a concretos virados em obra estamos abordando os concretos para obras correntes e não as grandes obras de engenharia que possuem usinas de concretos dentro de suas próprias obras, onde o controle de produção e de qualidade é tão rigoroso quanto nas grandes centrais comerciais. A ABESC- Associação Brasileira  das Empresas de Serviços de Concretagem tem divulgado estudos que comprovam uma redução do custo total da obra, especial o concreto dosado central com custo em geral de 20 a 25% menores que o concreto virado em obra . “De uma maneira geral, os concretos preparados em centrais  são mais homogêneos e dão mais segurança ao processo pelo fornecimento de concretos em alta escala, além do fato das centrais oferecerem via de regra assistência técnica, pois possuem equipes de especialistas”, destaca. Outro ponto a ser destacado é que essas centrais possuem plenas condições de auxiliar os empreendimentos na busca de soluções que visem aprimorar o processo de concretagem, como a Engemix, por exemplo. Confira os principais benefícios da utilização do concreto usinado:

 

  • Maior produtividade
  • Economia de materiais
  • Sustentabilidade
  • Maior controle de qualidade

 

Entre as indicações do profissional da ABCP para a produção do concreto virado em obra é que antes mesmo de preparar o concreto na obra ou  solicitá-lo à central, deve se assegurar do controle  das medidas e da posição das formas, verificando se suas dimensões estão dentro das tolerâncias previstas no projeto. “Elas devem  estar limpas e um cuidado especial é precaver de que suas juntas estejam vedadas para evitar a fuga da pasta do concreto”, destaca. Uma central pode preparar e transportar grandes quantidades de concreto em curto espaço de tempo. “Além disso, concretos com diferentes propriedades para atender às necessidades de execução de tipos específicos de peças estruturais, alturas e dificuldades de lançamento podem ser preparados por uma central sem maiores transtornos às obras”, enfatiza. É, contudo importante enfatizar que qualquer que seja o caso de concreto  usinado ou concreto virado em obra,  estudos prévios para definição da dosagem, seleção de materiais adequados e a correta proporção dos materiais devem ser levados em conta para atender aos requisitos do projeto.

 

Texto produzido com a participação da ABCP (Associação Brasileira de Concreto Portland)

 

Para conhecer toda a linha de concretos especiais e solicitar a opção ideal para a sua obra, acesse:

https://www.engemix.com.br/

 

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X