Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Acessibilidade na Construção Civil

Confira as regras estabelecidas em norma para criar residências adaptadas para Pessoas Com Deficiência (PCDs)

Publicado em 30/07/2018Os diferentes tipos de sondagem do solo
Sondagem SPT ou sondagem rotativa deve ser determinada de acordo com finalidade da amostragemCréditos: Shutterstock

Os diferentes tipos de sondagem do solo

Tipo de sondagem deve ser escolhido a depender da finalidade da amostragem

Para fins de estudos ambientais ou até mesmo para realizar projetos de fundações, a sondagem do solo é etapa fundamental de toda obra. Nesse momento é que se pode obter informações relevantes sobre os tipos de componentes que existem abaixo do solo. No entanto, há diversos tipos de sondagem que podem ser realizadas.

“O tipo de sondagem dependerá do objetivo para a qual ela é feita. Há sondagens somente para amostragem de solo, gás e água para fins de estudos ambientais. Há sondagens cujo objetivo é o projeto de fundações de uma obra. Elas fornecem o tipo de solo, a posição do lençol freático (quando ocorre) e a resistência do solo (ensaio SPT)”, explica Artur Quaresma Fo., engenheiro civil especializado em Mecânica dos Solos e associado à Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS).

Caso haja rocha no terreno, deve-se realizar a sondagem rotativa com utilização de coroas diamantadas. Nesse procedimento as amostras de rocha são retiradas e analisadas e, em certos casos, são enviadas para ensaios mecânicos específicos.

Execução da Sondagem do Solo 

Antes de definir que tipo de sondagem será realizada, é preciso saber para qual é a sua finalidade. Depois desse ponto, a geologia do local é que determinará se a sondagem será em solo com ensaio SPT, se será em rocha (sondagem rotativa), ou ainda, se será mista. “A sondagem mista engloba a amostragem de solo e ensaio SPT nos trechos de solo e perfuração da rocha quando ela ocorre durante a execução de uma sondagem de solo”, explica Quaresma.

Todas essas sondagens são realizadas com equipamentos manuais ou mecanizados. No caso de sondagens em solo, devem seguir a ABNT NBR 6484:2001 – Solo – Sondagens de simples reconhecimentos com SPT – Método de ensaio, que está sendo revisada. Esse método consiste em amostrar o subsolo a cada metro de profundidade contado da superfície do terreno.

Para se obter a amostra utiliza-se um amostrador padronizado que é cravado no solo com auxílio de um martelo de massa 65kg que é liberado em queda livre de uma altura de 0,75 m. Crava-se 0,45m deste amostrador e conta-se o número de golpes necessários para cravar cada trecho de 0,15m. Esse procedimento consiste no ensaio SPT (Standard Penetration Test) que fornece a resistência do solo para fins de projeto.

Cuidados

Do ponto de vista de contratação, é necessário verificar se a empresa contratada é uma companhia idônea e de comprovada capacidade técnica para execução de sondagens. Também é preciso exigir sempre o fiel cumprimento das normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “O adequado treinamento da equipe que executa o trabalho é fundamental e o acompanhamento da execução de uma sondagem deve ser feito por um profissional habilitado, engenheiro ou geólogo”, ressalta o representante da ABMS.

Do aspecto de execução do serviço, é importante ter certeza que a localização de cada furo de sondagem deve constar de uma planta topográfica.  Cada furo de sondagem deve estar nivelado topograficamente em relação a uma referência de nível determinada por esta planta.

Quanto ao equipamento de sondagem, é preciso ter como garantia que é aquele previsto em norma e que ele está em perfeitas condições. “Durante a realização da sondagem deve-se observar, rigorosamente, a profundidade de cada amostragem e ensaio SPT. A observação do nível do lençol freático, quando ocorre, é de suma importância. O relatório de sondagem deve conter todas estas informações de forma a permitir uma correta avaliação do profissional que for utilizar os resultados”, ressalta Artur Quaresma.

Doenças na construção civil podem ser um problema: dores na lombar, articulações, juntas e inflamações foram o principal motivo de afastamento. 

Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para residências com acessibilidade

Baixe o e-book grátis e descubra quais devem ser as ações para tornar moradias adaptadas!

Mapa da Obra - E-book
X