Votorantim Cimentos
Publicado por Carla Rocha em 20/10/2021Tipos de aditivos para argamassa e concreto
Aditivos de concreto ou de argamassa são fundamentais para melhorar o desempenho dos materiais na aplicação.Créditos: Shutterstock

Tipos de aditivos para argamassa e concreto

Produtos são essenciais para melhorar a performance dos materiais aplicados

Certamente, você já ouviu falar em aditivos. Eles são produtos que alteram as propriedades contidas no concreto e também da argamassa, de forma positiva, buscando melhorar o desempenho desses materiais quando aplicados. Existem diferentes tipos de aditivos que são utilizados a depender da necessidade da obra. Independente do porte, seja uma grande construção ou pequena, é possível utilizar esse tipo de elemento que confere melhorias aos materiais.

Quando falamos de concreto, os aditivos, geralmente, se apresentam na forma líquida e são adicionados ao material no final do processo de mistura. No caso das argamassas, alguns aditivos são vendidos em forma de pó, sendo adicionados à mistura dos materiais secos, geralmente, durante a produção em fábrica – quando falamos de argamassa industrializada.

Um ponto importante é que quando o produto é comprado pronto, como é no caso das argamassas industrializadas, que já chegam prontas na obra apenas para serem misturadas à água, a maioria dos produtos já tem em sua composição os aditivos necessários misturados. No caso do concreto usinado, geralmente, a concreteira responsável pela sua formulação já insere os aditivos necessários em sua mistura a partir da especificação indicada pelo projetista ou engenheiro, que faz a solicitação do material. Nas produções in loco, no próprio canteiro de obras, é fundamental que o profissional da obra conheça esses aditivos e saiba qual é o ideal para utilizar a depender da necessidade da construção.

De acordo com a professora doutora Heloísa Cristina Fernandes Cordon, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, em entrevista recente ao Mapa da Obra, o uso de aditivos na argamassa proporciona maior resistência, impermeabilização, além de melhorar a viscosidade e  plasticidade do substrato, além de acelerar o processo de endurecimento do mesmo. Além disso, os aditivos podem também conferir outros tipos de propriedades ao concreto ou argamassa. “A solução pode ser aproveitada em qualquer tipo de obra de acordo com suas necessidades”, ressalta.

Vale destacar que antes de comprar o aditivo é preciso se certificar que ele esteja de acordo com as especificações contidas na norma ABNT NBR 11768 – Aditivos químicos para concreto de cimento Portland.

Tipos de aditivos mais comuns para argamassa e concreto:

  • Inibidores de retração;
  • Incorporador de ar;
  • Impermeabilizantes;
  • Redutores e aceleradores de pega;
  • Modificadores de viscosidade;
  • Redutores de água (plastificantes ou superplastificantes).

Entre os principais objetivos dos aditivos de concreto, podemos citar:   

  • Retardar ou acelerar o tempo de pega;
  • Proporcionar maior fluidez à mistura;
  • Proporcionar o aumento de resistência;
  • Aumentar a capacidade do concreto.

Principais normas de especificação para argamassas:

  • ABNT NBR 13281 – Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos – Requisitos;
  • ABNT NBR 13749 – Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Especificação;
  • ABNT NBR 11173 – Projeto e execução de argamassa armada – Procedimento;
  • ABNT NBR 14081 – Argamassa colante industrializada para assentamento de placas cerâmicas;
  • ABNT NBR 14992 – A.R. Argamassa à base de cimento Portland para rejuntamento de placas cerâmicas.

A etapa de revestimento de uma obra é muito significativa, principalmente, para o cliente. Saiba tudo sobre essa etapa em nosso e-book gratuito e exclusivo: http://mapadaobra.rds.land/etapa-revestimento

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X