Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

LGPD Brasil: como implementar na sua construtora

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 04/01/2021Resistência do concreto: entenda a sua importância para a obra
Entender as características do concreto é fundamental na hora de especificá-lo.Créditos: Shutterstock

Resistência do concreto: entenda a sua importância para a obra

Fck adequado é fundamental para evitar manifestações patológicas e o colapso das estruturas

O termo fck vem do inglês “feature compression know” e se refere à resistência característica do concreto à compressão. Esse valor é medido em MPa (megapascal) e é uma das variáveis a serem consideradas durante a elaboração de um projeto, seja ele de uma grande estrutura, uma pequena obra ou até mesmo, apenas uma reforma. O fck é calculado em função das cargas que serão aplicadas sobre o elemento estrutural e, no caso do concreto armado, da taxa de armaduras.

Entre as propriedades mais relevantes do concreto para garantir a qualidade, está a resistência à compressão que, por sua vez, está diretamente relacionada à segurança e à durabilidade das edificações. Utilizar um concreto com resistência superior às essenciais é sinônimo de gastos desnecessários. Já o uso de um concreto menos resistente que o especificado pode induzir a problemas como deformação excessiva e fissuração e, em casos mais extremos, levar à ruína da estrutura. Saber o valor do fck é fundamental, por exemplo, na hora de solicitar uma cotação de preços do concreto junto às concreteiras. Afinal, a resistência é um dos fatores que impactam o custo do concreto e impacta diretamente na durabilidade de uma edificação.

O controle do fck também deve ser uma condição imprescindível no momento do recebimento do concreto usinado na obra. A resistência característica é atingida por 95% do volume de concreto após 28 dias de idade. Nas obras, essa medição é feita através da coleta de corpos de prova, admitindo-se que após 28 dias, quando rompidos dois corpos de prova de uma mesma betoneira, ao menos um deles atinja o valor especificado. Há, ainda, a necessidade de compatibilizar a resistência do concreto com o grau de agressividade a qual o concreto estará submetido durante sua vida útil. A ABNT NBR 6118 – Estruturas de concreto armado – Procedimento define que a resistência à compressão deve ser maior quando o concreto for exposto a atmosferas agressivas, tais como em ambientes marinhos e industriais.

Práticas recomendadas

De acordo com o professor Marcos Monteiro, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, a falta de um projeto estrutural para apoiar a construção de obras de pequeno porte pode gerar algumas dificuldades. “Quando um projeto é elaborado de forma adequada, as prescrições da NBR 6118 são obedecidas e a obra segue as especificações de projeto, incluindo a resistência do concreto. Mas se a obra não possui projeto estrutural e é executada com base na experiência do construtor, é muito difícil determinar suas condições de segurança”, alerta.

Além da falta de projeto, existem também erros de execução que podem acabar induzindo ao uso de concretos com resistência diferente da ideal. Monteiro cita como exemplo, a adição indevida de água quando o concreto usinado chega à obra. “Isso jamais deve ser feito”, salienta o professor. No caso do concreto dosado em obra, é importante dar máxima atenção à elaboração de um traço adequado. “O responsável pela obra deve avaliar as condições de dosagem e o desvio padrão de sua produção para determinar a resistência correta”, diz Monteiro. O docente lembra ainda que, nesses casos, a principal recomendação é que sejam realizados ensaios de rompimento de corpos de prova para aferir se a resistência característica do concreto (fck) foi atingida. Ainda segundo o docente de engenharia, existem variadas tabelas de traço encontradas em diversas bibliografias, porém que devem ser evitadas porque conduzem a resistências médias e não à resistência característica.




Entenda a importância dos ensaios de resistência do concreto:
Compartilhe esta matéria

Tudo sobre a LGPD na sua construtora!

Baixe agora!

Mapa da Obra - E-book
X