Mapa da Obra - E-book

Baixe o e-book e receba a segunda edição da série Etapa de Obra

Saiba mais sobre estruturas!

Publicado por Carla Rocha em 23/07/2020Profissional da obra: como reduzir custos com reforma de casa
É muito importante adquirir produtos de qualidade em uma loja de materiais de confiança para garantir o melhor custo benefício.Créditos: Shutterstock

Profissional da obra: como reduzir custos com reforma de casa

Um bom planejamento de projeto já começa pela definição do orçamento

Existe uma infinidade de motivos que leva o consumidor a realizar uma reforma de casa. Entre as diversas razões que podem trazer à tona a necessidade da reforma, podemos citar os problemas estruturais, ampliação do imóvel, reparação de trincas e rachaduras ou infiltração, infestação por pragas, ou até mesmo, o desejo de dar um ar mais moderno ao ambiente.

Pprincipalmente, em uma época onde muita gente foi obrigada a trabalhar em casa, em um home office improvisado. Por isso, faz toda a diferença ter um cantinho acolhedor e prático para trabalhar com qualidade.

Reformar a casa também é uma ótima oportunidade de inspecionar toda a instalação elétrica e hidráulica a fim de reparar qualquer tipo de vazamento. Fazer uma construção e reforma não é tarefa fácil para qualquer pessoa, seja ele consumidor final ou não, independente do tamanho da obra, seja ela apenas uma mudança na cor da parede com uma nova pintura ou pequenos reparos necessários como, por exemplo, a troca de uma torneira ou chuveiro.

De acordo com Eliton Sorriso, influenciador digital do canal do Youtube chamado Faça a Sua Obra,  o primeiro passo para reduzir custos em uma reforma é ter um bom planejamento, começando pela contratação de um bom arquiteto, para já evitar muitos problemas técnicos que poderiam ocorrer em uma obra sem a supervisão correta. “É preciso contar também com uma mão de obra bem qualificada. Um bom projeto arquitetônico da reforma também se faz fundamental. Na minha obra, temos dois engenheiros, um arquiteto e um técnico em eletrotécnica”, destaca.

Para garantir uma redução de custos na reforma é fundamental ter um bom planejamento do projeto, que já começa pela definição do orçamento, seguido pela execução assertiva que deve contar com uma mão de obra capacitada para que, ao final dos esforços, ocorra bom projeto de reforma e todas as necessidades do usuário da habitação sejam atendidas. Além de se atentar a escolha de mão-de-obra, é preciso também olhar para a cotação de bons fornecedores.

Em quais pontos economizar na obra ou reforma?

Outro ponto importante destacado pelo influenciador é que a escolha dos materiais adequados, com um bom custo benefício, mas sem perder a qualidade, é uma tarefa fundamental e influencia em todo o orçamento de obra. Para isso, vale fazer estudos comparativos tanto de materiais quanto de preços em lojas diferentes, para se chegar ao valor mais interessante para a obra.

É possível economizar também com pequenas ações, simplesmente, mudando o tipo de acabamento escolhido para a obra – essa é uma das etapas que mais impactam os custos, devido aos materiais mais caros. “É possível comprar pisos bonitos e baratos, por exemplo. Uma casa mais rústica e bonita, no acabamento, dá pra reduzir bem o custo”, orienta Eliton Sorriso, afirmando que é possível procurar estilos que possam ser elegantes e apresentar um custo mais baixo.

Outra dica importante para não deixar que os custos subam é pesquisar os melhores preços de produtos e gerenciar bem o cronograma de serviços, evitando atrasos. A fase de acabamento de uma obra faz toda a diferença na entrega final do empreendimento e é uma excelente etapa para buscar economia. No mais, é muito importante adquirir produtos de qualidade em uma loja de materiais de sua confiança para garantir o melhor custo benefício e melhores resultados na obra.

Check list: como garantir a segurança e a qualidade da reforma? 

  • Ter um profissional capacitado responsável pela obra;
  •  Ter um planejamento bem detalhado de todo o processo;
  • Adquirir todas as licenças e alvarás necessários para a execução;
  •  Contar com bons fornecedores para garantir a qualidade do material.

Além do arquiteto, do projetista, bem como o engenheiro, alguns profissionais são essenciais para auxiliar nesse processo de reforma, que não é simples. São eles: o empreiteiro, que deverá cuidar para que a reforma saia de acordo com aquilo que foi definido previamente dentro do cronograma e de acordo com as especificações de projeto; e o mestre de obras, que é um profissional que está encarregado do recebimento de materiais e também da contratação de mão de obra, acompanhando também a rotina do serviço no dia a dia.

 

 

Aproveite e faça o download gratuito do e-book sobre a etapa de pintura: http://conteudo.mapadaobra.com.br/etapa-de-obra-pintura-b

 

 

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Estrutura

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X