Publicado por Votorantim Cimentos em 19/12/2022Pistola para pintura: conheça todos os tipos
As pistolas são utilizadas na pintura industrial, construção civil e na funilaria.Créditos: istock

Pistola para pintura: conheça todos os tipos

As pistolas nada mais são que aerógrafos maiores, utilizadas para trabalhos em grandes superfícies.

Existem alguns tipos de pistola para pintura no mercado, dificultando a escolha do material ideal para realizar um trabalho. Pensando nisso, reunimos aqui um guia com os principais tipos e suas funções.

O que é pistola de pintura e para que serve?

O nome já é autoexplicativo, a pistola para pintura é um equipamento que permite a pintura por pulverização, substituindo a pintura com pincéis e rolos. É uma técnica de pintura em que um equipamento pulveriza um revestimento através do ar comprimido até uma superfície.

Ou seja, as pistolas nada mais são que aerógrafos maiores, utilizadas para trabalhos em grandes superfícies como a pintura industrial, construção civil, além de ser utilizada na funilaria.

Conheça os tipos de pistola e qual o melhor local de aplicação

Pistola por gravidade para pintura de parede: o modelo mais comum, em que o caneco de tinta fica acima da pistola, fazendo com que o líquido flua até o bico e seja pulverizado.

Pistola por sucção para pintura de parede: o caneco fica na parte de baixo, necessitando de um compressor de ar mais potente para fazer a sucção do líquido e sua pulverização. 

Pistola convencional para pintura de parede: já na terceira, a tinta é comprimida junto ao ar, proporcionando uma melhor precisão na hora da pintura.

Pistola elétrica: é mais prática e ágil, ideal para pintar paredes, muros, lugares mais altos e difíceis de alcançar.

Pistola para pintura com compressor: possui um reservatório de ar, também chamado de tanque de pressão, onde a tinta é pressurizada.

Pistola para pintura de alta pressão: conhecida como pistola com sistema HVLP (High Volume Low Pressure), possui alto volume e pouca pressão de ar.

Pistola para pintura de baixa pressão: com o sistema LVLP (Low Volume Low Pressure), possui pouco volume e pouca pressão de ar.

Para conseguir o resultado desejado, é fundamental seguir algumas dicas que irão te ajudar nesse processo de pintura:

  • Higienize e limpe a área a ser pintada, retire qualquer resquício de poeira e resíduos para não comprometer o resultado final.
  • Realize a pintura em dias de sol, com uma iluminação adequada para garantir que toda a área seja pintada de maneira uniforme.
  • A pintura deve ser realizada sempre no mesmo sentido, evite fazer movimentos aleatórios, para garantir um melhor acabamento.
  • Mantenha a pistola a uma distância entre 15 cm a 25 cm, evitando que a tinta escorra.
  • Utilize materiais de segurança como óculos, luvas etc., e forre o chão, para evitar que suje outras áreas.

Agora que você já aprendeu a diferença dos tipos de pistola, chegou a hora de conhecer os tipos de tinta: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/tintas-melhor-opcao

Compartilhe esta matéria
22873

Mais lidas

Veja também

X