Publicado por Votorantim Cimentos em 06/04/20229 dicas valiosas que todo engenheiro de custos deve saber
Dicas essenciais para o engenheiro de custoCréditos: istock

9 dicas valiosas que todo engenheiro de custos deve saber

É necessário que o profissional conheça as alternativas para otimizar o seu trabalho

Tempo de leitura aproximado: 5min

O engenheiro de custos trabalha basicamente com a gestão financeira de um projeto. Desse modo, ele atua diretamente com aspectos como estimativa, previsão de custo, controle de gastos, avaliação de investimentos e análise de risco.

O engenheiro de custos é um profissional que tem ganhado cada vez mais destaque na construção civil devido a sua importância, uma vez que a margem de erro para orçamentos diminui cada vez mais com o auxílio de um profissional especializado. Dessa maneira, é necessário que este profissional conheça as principais alternativas e ferramentas para otimizar o seu trabalho enquanto profissional.

Dicas essenciais para o dia a dia do engenheiro de custos

Com o objetivo de apresentar algumas dicas essenciais para direcionar o profissional a entregar um trabalho mais eficiente em seu dia a dia, elaboramos um artigo especial apresentando as 9 principais dicas que este profissional deve seguir. Entre as principais recomendações para a engenharia de custos aplicadas à construção civil, destacamos que:

  • Tenha um projeto bem definido;
  • Saiba trabalhar com os outros setores;
  • Tenha um planejamento adequado para a obra;
  • Faça o orçamento seguindo a metodologia correta;
  • Adquira conhecimento e esteja sempre atualizado no mercado;
  • Pesquise por mão de obra e materiais com bom custo-benefício no mercado;
  • Evite o desperdício;
  • Utilize novas tecnologias;
  • Tenha acesso aos melhores softwares de orçamento de obras.

Capacitação: atribuições e características do engenheiro de custos

De acordo com Antonio Fascio, CEO da 3F Group*, de forma resumida, podemos afirmar que o engenheiro de custos trabalha para encontrar o equilíbrio ideal entre o tempo, gastos e qualidade do empreendimento a ser construído. “Esse profissional é cada vez mais requisitado nas empresas de construção da atualidade”, ressalta. 

Também é de responsabilidade do engenheiro de custos fazer a pesquisa sobre mão de obra e materiais, buscando inserir na execução da obra aqueles que apresentam o melhor custo-benefício. “Essa pesquisa pode ser feita de várias maneiras, como por meio de banco de dados, tabelas de composição de preços, índices, etc.”, complementa.

Para Fascio, outro ponto a ser destacado é a importância da capacitação para o profissional do setor, pois experiência, todavia, só pode ser alcançada com o contato direto com o trabalho, ainda que seja com estágios ou experiência supervisionada e também através de cursos de especialização.

Atualmente, existem diversas opções de  curso para engenharia de custos, tanto de curta duração, quanto especializações em diversas instituições pelo país, também na modalidade online. Outra ótima fonte para melhorar os seus conhecimentos são os livros para engenharia de custos, que podem ser uma excelente alternativa para aumentar o entendimento sobre o assunto, trazendo além de novas ideias, metodologias e perspectivas o profissional.

Bônus: elaboração de projetos e softwares para o engenheiro de custos

Com relação à elaboração de projetos, todo e qualquer empreendimento necessita de um bom profissional, especializado na elaboração de projetos para que todas as outras etapas consigam ser desenvolvidas de maneira eficiente. “O projeto é o documento que contribui para uma boa execução da construção, pois contém informações sobre como deve ser executada cada parte da construção”, explica. Desta maneira, o ideal é utilizar metodologias e ferramentas que tornam a elaboração do projeto mais eficaz, como o BIM.

Ainda de acordo com Fascio, o profissional precisa ter entendimento com relação aos softwares, tais como de gestão e orçamento de obras, pois eles aumentam a integração com as tabelas de composição de preços, exigências do Tribunal de Contas de União e produção padronizada de documentos, como a memória de cálculo, elementos essenciais para a segurança jurídica da empresa é fator decisivo em concorrências de licitações públicas.

“Por apresentar todas essas características, o software OrçaFascio merece destaque, pois auxilia muito o profissional de engenharia a elaborar orçamentos assertivos para cada obra”, complementa. Além disso, possui integração com novas tecnologias, como o BIM (por meio do plugin OrçaBIM) e outros sistemas ERP. Com ele, é possível elaborar orçamentos com mais agilidade e praticidade.

*Antonio Fascio, é CEO da 3F Group, empresa que contém a Orçafascio e a OrçaFascio Prime, dois softwares focados no orçamento de obras de pequenas, médias e grandes empresas e órgãos públicos. Fascio, é formado em Sistema da Informação e pós-graduado em Administração e Negócios, atua como mentor no projeto Mentores do Brasil e como jurado no Startups Weekend.

Compartilhe esta matéria
22110

Mais lidas

Veja também

X