Mapa da Obra - E-book

Planilha de orçamento de obras para profissionais!

Baixe grátis!

Publicado por Carla Rocha em 11/02/2021Passo a passo: como fazer escada de concreto
É preciso se atentar aos detalhes, como: profundidade do piso e altura.Créditos: Shutterstock

Passo a passo: como fazer escada de concreto

É preciso seguir as fórmulas corretas para evitar dimensionamentos errados

A construção de escadas é, muitas vezes, um desafio para os profissionais da obra. Isso porque, é preciso seguir padronizações corretas que devem evitar erros de profundidade de piso, altura e largura, para assegurar-se que a escada construída será eficiente no dia a dia. Ter esse tipo de cuidado é fundamental, inclusive, ao se pensar na segurança dos moradores que devem usufruir daquela escada.

As escadas de concreto possuem diversos benefícios. Um deles é a durabilidade que a partir de uma concepção adequada, que atrele também materiais de qualidade com uma boa execução e conservação, pode resultar em muitos anos de elemento para residências.

Descubra neste passo a passo como executar as escadas de concreto de maneira assertiva.

Escada de concreto: passo a passo


No caso das escadas moldadas in loco, tudo se inicia com a formulação do projeto arquitetônico e estrutural. Nesse projeto devem estar especificadas as regras de dimensionamento. No caso da altura dos degraus, o mais comum é que sejam de, aproximadamente, 18 cm.


Uma das primeiras regras na hora de realizar essa conta é de que a profundidade do piso do degrau mais duas vezes a sua altura, tem que resultar no valor de 63 cm. Partindo dessa premissa, os cálculos são os seguintes:

Altura dos degraus


Para calcular a altura dos degraus, basta dividir a altura total da escada pela quantidade de degraus que se deseja realizar e fazer as alterações necessárias nessa quantidade de degraus até chegar ao valor aproximado de 18 cm.


Por exemplo:
Se você tiver uma escada com 250 cm de altura e desejar colocar 14 degraus nela, basta dividir os valores:

250 / 14 = 17,85 (essa deve ser a altura do seu degrau)

Profundidade do piso


Para achar a profundidade do piso nesse caso, basta fazer essa conta:
Profundidade do piso: 63 (valor estipulado como premissa) – (2 x 18 (altura)) = 63 – 36 = 27 cm de profundidade

Três cuidados na construção de escadas


Vão livre:
o erro mais comum é a locação das medidas. Muitas vezes, os profissionais que estão executando a obra podem dimensionar de forma incorreta a medida da escada. É importante se atentar a algumas regras, como: a altura estabelecida para os degraus e também o tamanho do vão livre da escada.

Acabamento: como as escadas são entregues, geralmente, sem nenhum tipo de revestimento, é importante se atentar para entregá-la da forma mais acabada possível. Ou seja, é preciso entregá-la desempenada porque não terá um contrapiso por cima.


Tamanhos dos degraus: também é extremamente necessário garantir que todos os degraus tenham o mesmo tamanho, tanto de altura quanto de profundidade. Deve-se lembrar que um erro nesse sentido pode resultar em algum acidente quando o morador for utilizar a escada.

*Com informações do Mapa da Obra.

Compartilhe esta matéria

Planilha de orçamento de obras para profissionais!

Quero baixar!

Mapa da Obra - E-book
X