Mapa da Obra - E-book

Bombeamento de concreto: como escolher a bomba ideal

Baixe o e-book!

Publicado por Aline Fernandes em 08/06/2020Norma Comentada: Confira as normas relacionadas às estruturas de concreto
As normas são fundamentais para garantir aplicações corretas e que o concreto atenda as especificações necessárias para a estrutura.Créditos: Shutterstock

Norma Comentada: Confira as normas relacionadas às estruturas de concreto

Padronizadas pela ABNT, normas trazem requisitos fundamentais para garantir regularidade das estruturas

O concreto é um dos insumos básicos mais utilizado na construção civil. Isso porque, a maioria das estruturas de concreto das obras, como fundações, pilares, lajes e vigas, necessitam deste elemento para serem concebidas juntamente com o aço. Existem, no entanto, diferentes tipos de concreto e de estruturas, que são avaliadas pelos engenheiros e projetistas no momento de definição do projeto estrutural da obra.
A avaliação destes profissionais conta com a análise de questões técnicas, como a sondagem do solo ao identificar a melhor solução em termos de fundação, e também com a análise de viabilidade econômica, onde são realizados estudos comparativos financeiros. E, logo após a definição do projeto estrutural, para garantir a segurança na projeção e execução destas estruturas, deve-se seguir as normas relacionadas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é responsável pela concepção de diversas normas quando o assunto é construção civil.

Normas das estruturas de concreto

Confira as principais características de 4 normas técnicas relacionadas ao concreto que não podem ficar de fora dos itens de estudo das obras atuais:

1- ABNT NBR 6118:2014 – Estruturas de Concreto Armado – Procedimento:  Considerada uma das normas mais importantes quando se trata dos requisitos básicos exigíveis para projetos de estrutura de concreto, a NBR 6118 tem como objetivo principal garantir a qualidade, eficiência e durabilidade das estruturas a partir dos projetos da construção civil. O conhecimento da NBR 6118 é obrigatório por abordar análises imprescindíveis para a qualidade da estrutura, como, por exemplo, a classe de agressividade do ambiente de exposição, estabelecendo parâmetros mínimos para o concreto, com objetivo de mitigar os riscos de deterioração ao longo do tempo. A norma também inclui outras determinações para promover a durabilidade da estrutura de concreto armado como um todo, como por exemplo, o cobrimento das armaduras de acordo com o elemento estrutural e agressividade do meio.
Além dos aspectos relacionados a qualidade do concreto, a NBR 6118 também aborda de forma profunda, todo o processo de análise estrutural que deve ser realizado na concepção dos elementos estruturais de uma edificação.
No que diz respeito aos procedimentos para a execução de estruturas de concreto, a NBR 14931:2004 também apresenta destaques importantes para garantir que seja obtido o resultado final adequado.

2- ABNT NBR 16697:2018 – Cimento Portland – Requisitos: Uma das normas mais recentes é a NBR 16697, que traz especificações pertinentes à classificação dos cimentos. Um dos destaques desta norma é a unificação das oito normas de especificação em documento único, ou seja, a ABNT NBR 16697 em substituição às normas de Cimento Portland Comum (ABNT NBR 5732); Cimento Portland Composto (ABNT NBR 11578); Cimento Portland de Alto Forno (ABNT NBR 5735); Cimento Portland Pozolânico (ABNT NBR 5736); Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (ABNT NBR 5733); Cimento Portland Resistente a Sulfatos (ABNT NBR 5737); Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (ABNT NBR 13116) e Cimento Portland Branco (ABNT NBR 12989).

3- ABNT NBR 5738:2015 – Concreto – Procedimento para moldagem e cura de corpos de prova e ABNT 5739:2018 – Concreto – Ensaio de compressão em corpos de prova cilíndricos: Para garantir que o processo de moldagem e cura de corpos de prova seja realizado de forma correta é preciso seguir a NBR 5738. Bastante conhecida pelo mercado, ela estabelece exatamente o procedimento de moldagem para a obtenção dos corpos de prova, incluindo as dimensões determinadas para o molde, o tipo de adensamento e sua execução, e também como deve ser realizado o transporte para posterior ensaio de resistência à compressão do produto fornecido. Já a NBR 5739, é responsável por garantir a qualidade e assertividade do ensaio de compressão nestes corpos de prova.

4- ABNT NBR 9062:2017 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado: As estruturas de concreto pré-moldados representam um avanço na produtividade das obras brasileiras. Isso porque, o processo de pré-moldagem reduz o tempo na obra e aumenta, na maioria das vezes, a qualidade das peças por conta da padronização. Para tratar destes elementos, foi criada a NBR 9062, que estabelece os requisitos para o projeto, execução e o controle das estruturas de concreto pré-moldado, armado ou protendido.

 

Quer saber mais sobre as normas técnicas referentes ao concreto? Baixe gratuitamente o e-book “Norma Comentada” e confira detalhes de 6 normas: http://conteudo.mapadaobra.com.br/Dx5ol0zFs8

Compartilhe esta matéria

Tudo sobre bombeamento de concreto!

Dicas para escolher a bomba ideal e muito mais!

Mapa da Obra - E-book
X