Mapa da Obra - E-book

Baixe o e-book e veja como colocar o cliente no centro do negócio

Ofereça experiências para o seu cliente!

Publicado em 28/11/2019Ferramentas para construção civil: o que não pode faltar na sua loja
Entre as principais ferramentas para construção civil estão as serras, lixadeiras, desempenadeiras, entre outras.Créditos: Shutterstock

Ferramentas para construção civil: o que não pode faltar na sua loja

Conheça os equipamentos que podem ajudar e facilitar o dia a dia do profissional da obra

Por Carla Rocha

 

O trabalho do profissional envolvido com a construção civil exige, além da experiência prática no dia a dia, também a desenvoltura com o uso de equipamentos elétricos que podem auxiliar trazendo melhoria nos processos, na produtividade e também na qualidade de entrega daquela obra. Dentro do segmento existem muitas ferramentas e equipamentos que podem ajudar e facilitar o dia a dia do profissional da obra. Entre elas, podemos citar as ferramentas para construção civil, que podem ser divididas em ferramentas básicas e máquinas para o setor. Na loja de materiais de construção é imprescindível que não faltem as principais ferramentas para construção civil, que são: as serras, as lixadeiras, as desempenadeiras, entre outras.

A classe de ferramentas de construção envolve um grande grupo de produtos, que vão desde a trena até uma betoneira. Existem, ainda, as ferramentas elétricas que estão ganhando cada vez mais destaque no mercado. Na linha da construção civil não existe tanta diversificação de modelos de ferramentas elétricas, geralmente, as mais comuns são serra mármore, furadeira, parafusadeira, serra circular, entre outras. De acordo com as fontes consultadas, o último advento que forneceu certa diferença ao mercado foi o uso de laser na composição de níveis e trenas.

“Praticamente, todo ano surge uma nova ferramenta com algum diferencial, o que acontece muito é que as ferramentas já existentes vão ressurgindo a cada ano com novas funcionalidades”, destaca Cláudio Araújo de Lima, diretor do Sincomavi. O lojista de materiais de construção precisa ter um conhecimento sobre as ferramentas elétricas para oferecer a melhor opção para o seu consumidor.  A construção civil está amplamente relacionada à mão-de-obra capacitada e ao uso de ferramentas para construção civil de qualidade. Conheça as indicações para cada equipamento:

Ferramentas de pedreiro

– Colher de pedreiro: muito usada para assentar argamassa em tijolos;

– Enxada: ferramenta usada para capinar e também virar a argamassa em obra;

– Linha de nylon: usada na construção civil para nivelar;

– Talhadeira: serve tanto para quebrar uma parede quanto para tirar o excesso do material;

– Balde de pedreiro: utilizado para transportar tanto líquidos quanto materiais sólidos;

– Carrinho de mão: utilizado para o transporte de areia, brita ou qualquer material aplicando menor força;

– Trena: é um equipamento básico e indispensável para qualquer profissional da obra;

– Desempenadeira: ferramenta ideal para fazer rebocos e pisos.

 

Máquinas para construção civil

– Betoneira: máquina usada para  fazer a mistura do concreto com eficácia e velocidade;

– Serra-mármore: ferramenta utilizada para cortar pisos e cerâmicas;

– Serra-circular: também usada para desdobrar e cortar a madeira;

– Furadeiras: faz todos os tipos de furos em vários tipos de material, tanto madeira como concreto e metal;

– Lixadeiras: que são muito úteis para realizar a rebarbação e acabamentos finais.

 

Para Cláudio, que também é proprietário da City Materiais de Construção, as ferramentas para construção civil foram se adaptando ao longo do tempo e um exemplo disso  é a serra-mármore, que o profissional da obra acabou adaptando para diversos usos, como “a esmerilhadeira elétrica-manual, que também acabou recebendo muitos acessórios para cortar diversos tipos de materiais. Acredito que as duas são fundamentais para qualquer profissional e, claro, a furadeira e a parafusadeira”, destaca.

 

A importância da capacitação para venda de equipamentos na loja

A capacitação é muito importante para que o profissional da obra ou o consumidor esteja apto a utilizar o equipamento de acordo com as normas de segurança. Conhecer muito bem o fabricante, até para evitar situações como solicitações de troca por uso indevido, também é muito importante para os vendedores. “Para que o vendedor saiba passar as informações corretas e todas as funcionalidades do equipamento, ele precisa estar capacitado, pois isso ajuda até mesmo na venda”, destaca.

As indústrias que os fornecem precisam estar alinhadas também nesse processo e criar um treinamento para a utilização dos equipamentos que oferece, indicando a forma correta de aplicar a ferramentas e também informações sobre os equipamentos de segurança adequados. “Ultimamente, estamos recorrendo a marcas menores e desconhecidas que tenham interesse em oferecer ações na loja e apoio aos pequenos revendedores”, aponta.

Outro problema enfrentado pelo pequeno lojista é a concorrência, principalmente, com as grandes indústrias, “o que prejudica o fluxo de vendas porque ele é a principal vitrine de vendas e o concorrente deveria ser outra loja de materiais e não a fábrica. Além disso, muitas lojas estão desistindo de investir no segmento por conta também da concorrência com as grandes lojas da internet”, destaca. Ainda de acordo com Cláudio, uma saída seria a empresa/loja se especializar e se tornar um grande distribuidor, porém mantendo a fachada de loja para atrair o consumidor.

 

 

A motivação da equipe também está diretamente ligada as ferramentas e a estrutura disponível da loja. Quer saber mais sobre as características do vendedor interno? Acesse: https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/vendedor-interno/

 

 

Compartilhe esta matéria

Como fidelizar o cliente através de experiências

Entenda o consumer experience!

Mapa da Obra - E-book
X