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Publicado em 18/07/2019Dicas para controlar seu estoque de segurança
A implementação de ferramentas que tornem o controle de estoque mais ágil também fazem toda a diferença no controle de estoqueCréditos: Shutterstock

Dicas para controlar seu estoque de segurança

O estoque de segurança é importante para garantir a oferta de produtos em situações imprevistas

Manter o controle de estoque em muitos negócios é de suma importância. Na indústria, por exemplo, ele é responsável por manter o estoque de matérias-primas sob controle a fim de garantir que a produção esteja em dia. No varejo, geralmente, o lojista quer manter o mínimo possível de produtos em estoque, pois isso significa capital parado, o que significa custos para a loja.  Entre os principais desafios do lojista de materiais de construção, atualmente, é manter o estoque saudável, evitando assim a perda de lucro sobre as vendas desses materiais.  Para José Carlos Araújo, diretor da Escola do Varejo da Anamaco, alguns fatores são importantes para garantir que realmente tenham os produtos nas lojas:

Sistema de gestão 

Ter um bom sistema de gestão de loja que controle todas as movimentações dos produtos desde a chegada, armazenagem e saída da expedição para entrega aos clientes;

Gestão de controle

Aplicar a gestão de controle por família e categorias de produtos, garantindo o estoque mínimo nas gondolas e estoque interno da loja, evitando uma das perdas mais sentidas nos resultados de vendas que é a “ruptura de gondola”;

Produtos de alto giro

Para produtos de alto giro, ajustar o sistema de loja para reposição imediata (EDI) com os principais fornecedores.

 

O estoque de segurança é importante para garantir a oferta de produtos em situações imprevistas onde não há formas de prever e nem controlar como, por exemplo, atrasos na entrega, demandas que não estavam no cronograma, problemas no fornecedor, entre outras situações. O primeiro passo para realizar o estoque de segurança da loja é coletar informações precisas sobre o histórico de vendas e também sobre o comportamento do consumidor, para assim, poder criar uma previsão de como ele irá se comportar a cada período do ano e criar também um equilíbrio e manter o estoque saudável.

De acordo com Luiz Henrique Riveiros, gerente de logística da Center Mega – rede de lojas associada ao Sincomavi, que possui 10 lojas + centro de distribuição localizado em São Paulo, a margem de segurança funciona para todos os produtos, mas existem alguns produtos que não chegam a ter ruptura como, por exemplo, cimento, argamassa e telha, que são produtos que possuem grande volume, mas também tem muito giro, então, o volume de entrada e saída é muito alto e rotativo sendo raro ocorrer uma ruptura.

“O estoque de segurança precisa ter o mínimo para atender o seu cliente e dentro desse detalhe rotativo que a gente tem como colocar uma informação dentro do sistema para o mínimo de tantas unidades – para poder acompanhar. O controle é realizado por meio de avaliação dentro de cada loja e cada unidade é responsável pelo seu estoque sendo que ao menos uma vez por ano é realizado um inventário geral“, destaca o gerente de logística.

 

Uso de ferramentas e softwares

Manter o estoque saudável e implementar o estoque de segurança em uma loja pequena “funciona sem problemas em uma loja pequena, para isso é necessário apenas demanda (necessidade) e pessoas boas que entendam o que estão fazendo para evitar rupturas”, orienta Riveiros. A implantação de ferramentas que tornem o controle de estoque mais ágil também faz toda a diferença no controle de estoque de uma loja: “O software hoje dá muita possibilidade de crescimento, então, o ganho de resposta na solução é muito mais rápido”, aponta o gerente da Center Mega. Além disso, ele conta que no ano passado foi realizada uma alteração no software para que a loja e seus funcionários pudessem trabalhar de maneira mais inteligente, o que acabou tomando muito tempo.

 

Profissionais capacitados garantem a eficiência

Para tanto, alguns conhecimentos sobre o assunto e profissionais qualificados é fundamental. Saber realizar o gerenciamento de estoque de maneira eficiente, incluindo o estoque de segurança que garante a entrega e o cumprimento de prazos pré-estabelecidos, o que aumenta a confiança do consumidor, além de aumentar o faturamento da loja. A capacitação também é algo fundamental para a garantia da acuracidade de estoque na loja de materiais. “A parte de segurança de estoque envolve pessoas, então, se você não tem uma pessoa boa para fazer aquilo, além de reuniões periódicas com diálogo e boa remuneração, podem surgir problemas”, afirma Riveiros. De acordo com o gerente, isso é alcançado por meio da meritocracia e é possível fazer com que o funcionário entenda que é importante tratar bem o negócio e ter espírito de dono faz toda a diferença.

 

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