Mapa da Obra - E-book

Confira o que faz o gestor de resíduos

Baixe o e-book e descubra as funções desse profissional em uma obra!

Publicado em 26/08/2019Estaca escavada: como preparar o terreno
Muito utilizada em edificações na construção civil, seu processo de execução é muito simples Créditos: Shutterstock

Estaca escavada: como preparar o terreno

Devem ser considerados alguns aspectos durante a elaboração dos projetos

A estaca escavada, também conhecida em algumas regiões como trado, é um elemento de fundação que pode ser implementado em diferentes tipos de solo. Muito utilizada em edificações na construção civil, seu processo de execução é muito simples, porém existem algumas especificações e cuidados a serem considerados.

 

Fundação superficial

É um elemento de fundação em que a carga é transmitida ao terreno pelas tensões e distribuída sob a base da fundação, e a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente à fundação é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação.

 

Estaca raiz

É uma estaca armada e moldada in loco, preenchida com argamassa de cimento e areia, executada por meio de uma perfuração rotativa ou rotopercussiva, revestida integralmente, no trecho em solo, por um conjunto de tubos metálicos recuperáveis.

 

Estaca Strauss

A estaca tipo Strauss é executada por meio de escavação do solo com sonda, com a introdução de tubos metálicos rosqueáveis entre si, com posterior concretagem com apiloamento, seguido da retirada da tubulação.

 

Estaca hélice contínua monitorada

É uma estaca de concreto moldada in loco, realizada por meio de inserção, por rotação, de um trado helicoidal contínuo no terreno e injeção de concreto pela própria haste central do trado simultaneamente com a sua retirada, sendo que a armadura é introduzida após a concretagem da estaca. A estaca tipo hélice contínua é executada por meio de trado contínuo e injeção de concreto sob pressão, por meio da haste central.

 

Estaca Raiz

A estaca raiz é uma estaca argamassada de elevada tensão de trabalho do fuste com a utilização de tubulações, que auxiliam no ganho de grandes profundidades, tanto em solo, como em rocha.

 

Estudo do solo

Com relação ao solo, deve-se realizar a classificação correta de acordo com a norma ABNT NBR 6502 e também investigações geotécnicas e geológicas para reconhecimento inicial do solo. De acordo com o professor Fernando Lavoie, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia: “Deve-se executar a escavação do solo com auxílio de lama bentonítica, que ajuda na estabilização do furo”, destaca. Além disso, a norma também especifica que devem ser considerados alguns aspectos durante a elaboração dos projetos, bem como a previsão do desempenho das fundações, tais como:

 

  • Visita ao local onde será realizada a escavação;
  • Avaliações topográficas para eventuais indícios de instabilidade de taludes;
  • Verificação de indícios da presença de aterros (bota-fora) na área;
  • Indícios de inficionação do subsolo por material contaminado e lançado no local ou desinente do tipo de ocupação anterior;
  • Peculiaridades geológico-geotécnicas na área, tais como: presença de matacões, áreas brejosas, afloramento rochoso nas imediações, minas d’água etc.

Seja em função de restrições específicas ou do porte da obra, deve ser realizada uma investigação geológica de campo por um profissional especializado, casualmente, complementada por estudos geológicos adicionais, além de uma campanha de investigação geotécnica preliminar, através de sondagens a percussão (com SPT), com o objetivo de realizar a classificação e determinação da estratigrafia dos solos, posição do nível d’água e a medida do índice de resistência à penetração Nspt, de acordo com a norma ANBT NBR 6484.

 

Independente das investigações prévias e estudo do solo, devem ser executadas investigações adicionais sempre que necessário ou que forem identificadas quaisquer diferenças entre as condições locais e as diretrizes fornecidas pela investigação preliminar, de tal maneiras que as dissidências fiquem completamente esclarecidas.

Para a programação de sondagens simples, apenas para reconhecimento, direcionada para fundações de edifícios, deve-se utilizar como referência a norma ABNT 8036. Ainda de acordo com o docente, deve-se verificar se o equipamento possui trado com bitolas de acordo com a especificação, bem como comprimentos adequados para atendimento do projeto. “O uso indevido de perfuratrizes, bem como sua especificação errada, podem causar muitos transtornos durante a operação de escavação”, orienta. Durante a execução deve-se executar a escavação do solo com auxílio de lama bentonítica, que ajuda na estabilização do furo.

 

Normas consultadas:

ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações

ABNT NBR 6484 – Sondagens de simples reconhecimento com SPT

ABNT NBR 6502 – Terminologia e classificação de solos

ABNT NBR 8036 NBR 8036 – Programação de sondagens de simples. | reconhecimento dos solos para fundações de edifícios

 

Você sabe qual a fundação adequada para a sua obra? Descubra como escolhê-la aqui:

https://www.mapadaobra.com.br/negocios/saiba-escolher-o-tipo-de-fundacao-adequado/

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Conheça o novo tipo de carreira na construção: gestor de resíduos

Descubra quais qualificações são exigidas desse profissional

Mapa da Obra - E-book
X