Atualizado em 29/11/2018Descubra algumas dicas de reforma para sua casa
Informar os horários das pessoas que moram no casa é uma dica que evita desconforto entre morador e mão de obra.Créditos: Shutterstock

Descubra algumas dicas de reforma para sua casa

Nem sempre a reforma está atrelada somente as questões estéticas, cuidados com elétrica e hidráulica também podem fazer parte desta etapa e exigem cuidados especiais

Por menor que seja, toda reforma exige planejamento e organização. Para auxiliar nesse período, o Mapa da Obra reuniu algumas dicas de reforma.

É importante cotar os melhores fornecedores e escolher a melhor mão de obra a fim de se evitar problemas e dores de cabeça durante as etapas. Diferentemente da construção, onde, geralmente, não existe ninguém circulando ou habitando o local; na reforma, é comum que as pessoas já estejam morando – a não ser que ela aconteça em uma possível mudança e exista tempo de executar todo trabalho sem moradores.

Reformar pode ser um pesadelo para algumas pessoas – que não sabem bem como administrar sujeira, profissionais e barulho –, como também pode ser uma fase de grande expectativa para quem não vê a hora de ver a casa repaginada.

Sete dicas de reforma que podem minimizar transtornos:

 

1. Planeje a sua reforma

Planejar a reforma é o primeiro passo para obter sucesso nessa fase. Monte um cronograma com fornecedores, entregas e datas que serão executados os diferentes serviços. Se a reforma envolver todos os cômodos, esse cronograma precisa ser ainda mais completo. Caso a sua reforma tenha um profissional responsável, como um arquiteto ou design de interiores, tenha também controle de todo o planejamento executado por ele. Isso evita possíveis contratempos.

 

2. Faça diversos orçamentos

Procure sempre pelo melhor preço e não feche negócio antes de ter conferido outras empresas que fornecem o mesmo produto ou material. Isso gera economia e segurança, afinal, empresas que tem maior reconhecimento no mercado oferece mais tranquilidade na hora de fechar negócio. Se estiver em busca de cimentos e argamassas, conheça o portfólio da Votorantim Cimentos, uma das maiores empresas do setor no mundo.

 

3. Busque mão de obra qualificada

Achar profissionais de confiança nem sempre é uma tarefa fácil. Nesta parte é possível que aconteçam algumas dores de cabeça caso a contratação seja feita às pressas. Tente ter referências sobre a mão de obra contratada, afinal, ninguém quer um serviço mal executado ou inacabado por conta de uma empresa ou uma pessoa que age de má fé.

 

4. Informe os horários da família

Informe aos prestadores de serviço todos os horários da família, assim eles podem se adequar à rotina e executar serviços específicos no momento em que tiver um número menor de pessoas circulando pelo espaço.

 

5. Combine a limpeza ao fim do dia

Ninguém merece bagunça, sujeira e desorganização, portanto, combinar com o prestador de serviço logo no primeiro dia de trabalho que esses itens precisam ser seguidos à risca ao fim do dia, é uma maneira de otimizar o seu tempo e ter um bom relacionamento com os profissionais.

 

6. Cubra o piso, móveis e objetos

Dependendo da reforma, alguns itens não serão trocados. Preservar o que está conservado é fundamental para não acontecer aborrecimentos e gastos desnecessários.

– Cubra o piso, caso seja feito um trabalho de pintura.

– Arraste os móveis, caso facilite a circulação de pessoas

– Guarde objetos sensíveis ou de valor em um lugar seguro, a fim de evitar quedas.

Uma reforma nem sempre precisa ser sinônimo de desorganização e dor de cabeça. Se o planejamento for bem feito e os horários bem estipulados, é possível ter uma reforma sem grandes imprevistos.

Cuidados hidráulicos e elétricos

Em algumas reformas é necessário mexer na estrutura da construção ou em componentes elétricos ou hidráulicos. A última das dicas de reforma é dobrar a atenção e selecionar profissionais aptos a desenvolver serviços específicos.

 

Não deixe também de escolher produtos práticos e seguros para a sua reforma, como o cimento Obras Básicas da Votorantim Cimentos.Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X