Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Baixe o e-book e confira 3 dicas para escolher o fornecedor ideal

Tenha parceiros na sua loja!

Publicado em 09/01/2020Passo a passo: como construir escadas
Seja ela de qual material for é necessário utilizar materiais de qualidade e também os equipamentos de segurança.Créditos: Shutterstock

Passo a passo: como construir escadas

A execução deverá obedecer às especificações do projeto estrutural

A construção de uma escada adequada passa, inicialmente, pela definição de seu projeto. As escadas podem ser executadas com materiais, como: concreto, alvenaria, madeira ou elementos pré-moldados. Para se construir uma escada tanto em ambientes internos quanto em ambientes externos, é preciso ter conhecimentos técnicos específicos para cada aplicação.

De acordo com Marcos Monteiro, docente do curso de engenharia civil do Instituto Mauá de Tecnologia, a execução deverá obedecer às especificações do projeto estrutural, obedecendo a seguinte sequência:

 

  • Marcação da escada (locação da escada no espaço em que a ela foi destinado);
  • Preparação e montagem das formas de madeira;
  • Posicionamento das armaduras;
  • Concretagem e cura do concreto;
  • Por fim, a desforma.

 

“Depois disso, inicia-se o revestimento da escada, conforme especificações do projeto arquitetônico” destaca. Já as escadas de concreto armado, para serem executadas, vão utilizar os materiais componentes do restante da estrutura: madeira para formas e escoramentos, aço e concreto.

A arquitetura, além de definir o tipo de escada a ser construído e os materiais de acabamento, deverá definir a geometria da escada: projeção em planta, número de degraus, posição dos patamares, dimensões dos espelhos (alturas) e pisos dos degraus, altura livre entre o piso do degrau e o pavimento superior, garantindo o conforto no uso da escada. “Definidas essas características, caberá ao projetista estrutural definir o modelo estrutural da escada: pontos de apoio, vãos, carregamentos e, a partir daí, dimensionar a armadura necessária e detalhar os ferros, especificando o diâmetro e espaçamento das armaduras, dobras, quantidades etc.”, orienta.

Seja ela de qual material for, é necessário utilizar produtos de qualidade e também os equipamentos de segurança na hora de construí-la, além de atentar-se para o dimensionamento correto indicado em projeto para evitar possíveis erros, principalmente, na altura dos degraus que deve ser calculada para chegar a aproximadamente 18 cm. Este cálculo, no entanto, é simples. Por exemplo, para se chegar a uma escada com 250 cm de altura com 14 degraus, é só dividir 250/14 = 17,85. Assim, é possível se chegar a altura correta de cada degrau. Já para calcular a profundidade do piso, é preciso ter um valor estipulado.

Descubra aqui como fazer o cálculo. 

 

O acabamento é o último passo e é possível optar por materiais como madeira, pedras ou vidro. O ideal é optar por materiais antiderrapantes a fim de evitar acidentes.

Para o projeto da geometria da escada, deve-se respeitar a relação ergonômica entre o piso e o espelho para cada degrau, largura mínima conforme o fluxo de pessoas e outras especificações que podem ser encontradas na NBR 9050 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Já, para o projeto estrutural das escadas, são utilizadas as normas de projetos de estruturas NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto e NBR 6120 – Cargas para o cálculo de estruturas de edificações.

 

Quer saber mais sobre a NBR 6118? O Mapa da Obra fez uma reportagem especial explicando seus principais requisitos:

https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/norma-comentada-abnt-nbr-6118/?doing_wp_cron=1572462182.7348420619964599609375

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Como escolher o fornecedor de material de construção ideal

3 dicas para não errar na escolha!

Mapa da Obra - E-book
X