Concreto magro: dicas para acertar no traço
Utilizado em etapas da obra que não têm função estrutural, concreto magro ainda é uma boa estratégia para economia de material
Uma boa estratégia para economizar com material em uma obra é utilizar o recurso do concreto magro em etapas que não têm função estrutural. O concreto magro é um tipo de concreto que precisa de baixo consumo de cimento e pouca resistência. Sua aplicação é muito simples e não requer acabamento de argamassa.
De acordo com Egydio Hervé Neto, engenheiro civil, diretor da EHN Engenharia e Consultoria e especializado em tecnologia de concreto, o concreto magro é indicado, principalmente, no caso de duas situações: como base de pavimento ou como lastro para a concretagem de fundações, como radier, sapata isolada, entre outras. “Para você não colocar, por exemplo, uma base encostada diretamente na terra, você põe um lastro de concreto magro”, explica.
Esta prevenção do contato direto do concreto de fundação com o solo é indicada, pois impede que a umidade e agentes químicos presentes no solo, como sulfatos, danifiquem e enfraqueçam o concreto de fundação, que, assim, corre o risco de não atingir a resistência necessária.
Preparação do concreto magro
A preparação do concreto magro não requer nenhum cuidado especial – já que esse tipo de concreto não possui armadura – e pode ser realizada com qualquer tipo de cimento, com um consumo médio de 100 a 120 kg de cimento por metro cúbico. “Não é um concreto armado, é um concreto simples”, ressalta o engenheiro.
Dependendo do tamanho da obra e da quantidade necessária, o concreto magro pode ser preparado tanto em uma usina como no próprio canteiro. “Se vai ser uma obra muito grande, o profissional reserva vários locais onde serão utilizados concreto magro, manda um caminhão só e o caminhão fica distribuindo”.
Como não existe preocupação com armadura nem com acabamento, é ainda possível preparar o concreto magro com britas maiores, como a brita 3 (malha entre 25 e 50mm), que é muito utilizada em reforço de subleito para pistas de tráfego pesado e lastros de ferrovias.
Outra vantagem do concreto magro é que ele não demanda nenhum tipo de especificação particular, o que acontece, segundo Egydio, apenas nas condições de grandes obras públicas. “Aí é mais por causa da precisão do tipo de obra”, diz. Com a exigência única de ter um traço que indique um baixo consumo de cimento (como o 1:9 e o 1:11, considerando, respectivamente, uma parte de cimento e nove ou 11 de areia), é importante que o concreto magro, no entanto, seja pelo menos descrito pelo mestre de obras, para evitar a utilização de maiores quantidades de cimento ou a mistura de argamassa sem necessidade.
Aplicação e cuidados
Uma das principais funções do concreto magro é a regularização de terrenos. Desta forma, o maior cuidado antes da aplicação do lastro é a nivelação e a compactação desta área para que o próprio concreto tenha um bom suporte. “Se você jogar a massa em cima de uma areia, na hora que alguém pisar em uma borda desse concreto, ele vai quebrar”, alerta o engenheiro. Após estas etapas, é preciso lançar um lastro de concreto magro de no mínimo 5 cm de espessura, para que não haja contato do solo com o concreto da fundação, que será aplicado posteriormente.
O risco de quebra também é eminente caso a mistura deste concreto resulte em uma massa com pouca liga, que não forme um composto uniforme. “Ele precisa formar um conjunto monolítico para poder servir de apoio, fazer as fôrmas, depois as armaduras, que vão estar apoiadas em cima de espaçadores e distanciadores”, orienta Egydio, que completa: “Ele, então, tem que ter alguma integridade”.
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