Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 20/05/2019Concretagem: como escolher o concreto para laje
O espaço que fica entre uma viga e outra são preenchidos pelas lajotas, colocadas em sequência, uma atrás da outra, e apoiadas em forma de encaixe nas vigas

Concretagem: como escolher o concreto para laje

A escolha do concreto para a laje deve seguir os mesmos critérios dos demais elementos estruturais

A fase de concretagem de uma obra é determinante para o seu resultado final. Ou seja, é preciso realizar uma concretagem correta para evitar fissuras, trincas e até mesmo que aquela obra não apresente os requisitos de vida útil previstos. No entanto, antes de começar a concretagem das lajes – que são elementos estruturais – é preciso prever em projeto como deve ser esse concreto.

A NBR 6118 – Estruturas de Concreto Armado – Procedimento, fornece uma base para a execução da concretagem. “A especificação do concreto vem de um projeto estrutural que, geralmente, existe em escritórios com projetistas estruturais que dimensionam a estrutura baseada no concreto de acordo com as exigências mínimas dessa norma”, explica Thiago Pissetti, diretor de engenharia da Swell Construções. Essa norma especifica características, como: relação água/cimento que tem que ser menor ou igual a 06 e a resistência à compressão do concreto (Fck), por exemplo.

Parâmetros a serem definidos em projeto:

– Resistência do concreto (fck): é a resistência desejada para o concreto à compressão, 28 dias após a concretagem.

– Módulo de Elasticidade: grandeza relacionada ao fck e a partir da qual pode-se estimar a deformação da estrutura.

– Relação água/cimento: a relação água/cimento está relacionada à porosidade e permeabilidade do concreto. Quanto mais baixa essa relação, maior a compacidade do concreto e a durabilidade da estrutura.

 

Parâmetros a serem definidos pela obra:

– “Slump”: é o abatimento do concreto no ensaio de tronco de cone.

– Tamanho do agregado graúdo (brita 0, 1, 2, …): agregado(s) graúdo(s) a ser utilizado na fabricação do concreto.

De acordo Marcos Monteiro, do curso de Engenharia Civil do Instituto Mauá de Tecnologia, esses parâmetros devem ser definidos à partir das características da concretagem (bombeamento, densidade da armadura, etc).

A partir desses 5 parâmetros – e de alguma solicitação adicional definida pelo cliente – a empresa de serviços de concretagem definirá o traço que atenda a todos esses requisitos.

Resistência vs elasticidade

Em geral, nas lajes, a resistência do concreto não é uma característica limitante, pois, os esforços desenvolvidos são relativamente baixos quando comparados às vigas e pilares. Por outro lado, as lajes são os elementos mais deformáveis de uma estrutura e, como exposto acima, o módulo de elasticidade (que governa a grandeza das deformações) está intrinsecamente ligado à resistência do concreto. Além disso, é importante enfatizar que as lajes são responsáveis por cerca de 50% do consumo de concreto de uma obra. Assim, um estudo de otimização da melhor relação resistência do concreto x espessura das lajes, é essencial para que sejam obtidos resultados adequados (resistência, deformações dentro dos parâmetros de Norma e compatíveis com os demais elementos construtivos e menor custo final).

Quem deve ser responsável por essas avaliações?

O projetista estrutural é o profissional que possui as ferramentas adequadas para realizar essas avaliações, que envolvem resistência do concreto, deformações da estrutura e custos.

Cuidados na execução

As principais preocupações na concretagem das lajes são:

Planicidade: a obtenção de uma superfície nivelada irá reduzir a espessura de contrapisos e minimizará o acúmulo de água sobre a laje durante a execução. Os cuidados para se obter uma superfície plana começam na execução das formas (qualidade do compensado, cuidados no escoramento e conferência do nivelamento) e se consolidam na execução das guias de nivelamento e na execução do mesmo através de réguas.

Cura: a laje é o elemento estrutural com maior superfície exposta ao ar após a concretagem. Então, é essencial a execução e manutenção da cura, para se minimizar a perda de água de composição do concreto por evaporação.

“Esse procedimento irá minimizar fissuras por retração do concreto, evitando a percolação de água pelas mesmas e aumentando a durabilidade da estrutura”, destaca Marcos.

Ainda de  acordo com a norma ABNT NBR 6118, com o objetivo de garantir a qualidade da execução de uma obra, com base em um determinado projeto, medidas preventivas devem ser tomadas desde o início dos trabalhos. Essas medidas devem englobar a discussão e aprovação das decisões tomadas, a distribuição dessas e outras informações pelos elementos pertinentes da equipe multidisciplinar e a programação coerente das atividades, respeitando as regras lógicas de precedência.

 

Procedimentos para determinar o concreto para laje

Além de estabelecer o cobrimento mínimo das armaduras para o concreto, é preciso seguir as especificações da tabela de classe de agressividade ambiental que existe na norma citada. Essa tabela aponta quais os níveis de agressividade ambiental e deterioração que uma estrutura de concreto estará exposta a depender de sua localização. “Essa tabela demonstra que é diferente a agressividade em uma cidade litorânea e uma região urbana”, explica Pissetti.

Entender esses níveis de deterioração onde as estruturas estão expostas é o primeiro passo para definir a resistência do concreto e até mesmo compreender se será necessário o uso de aditivos na sua composição. Estruturas expostas a ambientes marinhos, por exemplo, podem sofrer com as interferências de elementos como sulfato e cloreto, por isso, o concreto precisa ter uma resistência superior ao convencional, para proteger as armaduras das deteriorações.

Existem três controles importantes que devem ser realizados para verificar se o concreto usinado que chega à obra é o mesmo que foi solicitado, apresentando as mesmas especificações do projeto, são eles: controle tecnológico, controle estatístico e controle de traço. “São feitos ensaios amostrais com todos os caminhões que chegam à obra para verificar se a resistência está de acordo com a especificação de projeto. Na semana seguinte chegam os relatórios de resistência”, explica Pissetti.

 

Processos e cuidados

Quando é feita a especificação, a questão de resistência e elasticidade também são inclusas no projeto. Na hora de realizar a solicitação para a concreteira, é preciso entregar os dados de Fck, fator água/cimento, tipo da brita e valor do slump. “Tudo isso é enviado para a fornecedora, que no nosso caso é a Engemix, e ela verifica o traço que ela tem disponível”, ressalta o diretor de engenharia da Swell. Se ela tem um traço muito próximo, é necessário voltar para o projetista para que seja validado.

Entre os cuidados que precisam ser tomados, o principal, de acordo com Pissetti é realizar a medição do slump e do corpo de prova a cada caminhão que chegar à obra. Durante o lançamento do concreto é necessário realizar o mapeamento do concreto para saber quais pilares e quais vigas receberam esse concreto. Logo, durante o lançamento do concreto existem as boas práticas de acordo com as normas. “Como a vibração do concreto para não formar as bicheiras que prejudicam a proteção do aço e alisar corretamente. Depois, temos que realizar a cura úmida, porque no dia seguinte ele pode até fissurar. Então, é necessário ficar molhando a laje para que não gere fissuras”, orienta o diretor de engenharia da Swell.

Para evitar que se tenha algum problema com o concreto, é importante buscar no mercado, fornecedores sérios que atenderão a demanda do empreendimento. “O concreto faz parte da curva ABC do empreendimento e representa, aproximadamente, 5% do custo da obra. As construtoras estão sempre buscando o concreto mais barato de acordo com a especificação do projeto”, ressalta Pissetti.

 

Você sabia que a Engemix fornece concreto para todo tipo de obra? Pode ser para a laje da sua residência ou de um edifício de grande altura, a Engemix oferece o concreto com a mesma qualidade para te atender. Saiba mais: https://www.engemix.com.br/

 

 

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Conheça o novo tipo de carreira na construção: arquiteto 3D

Descubra como o uso do BIM influencia na formação desse profissional

Mapa da Obra - E-book
X