Publicado em 20/08/2017Veja como organizar o cadastro de fornecedores da sua loja de construção

Veja como organizar o cadastro de fornecedores da sua loja de construção

Manter o cadastro de fornecedores organizado e atualizado pode influenciar até nos resultados das vendas

Cimento, blocos de concreto e tijolos, areia, tintas e ferramentas são apenas algumas das dezenas de itens que você possui na sua loja. Você sabe exatamente qual empresa fornece cada um desses produtos? Pois bem, adotar ou organizar o cadastro de fornecedores é fundamental no resultado das suas vendas.

Para conhecer cada um dos seus fornecedores, facilitando as compras e os contatos, é bom adotar alguma forma de cadastramento. O exemplo mais simples e fácil de ser aplicado é uma agenda com informações básicas como nome, endereço, telefone e/ou e-mail, prazos de entrega e de cobrança, materiais que fornecem, e o que mais achar necessário.

Organizando sua lista de fornecedores, você irá sentir a diferença logo no início, tendo fácil acesso às informações que necessita no momento. Além disso, essa organização torna mais prática e efetiva a identificação e atração dos melhores fornecedores, estabelecendo  parcerias de longo prazo para fornecer tudo o que sua loja precisa.

Antes de organizar, ou cadastrar, os fornecedores, é preciso uma lista de tudo que você compra regularmente e dos serviços que eventualmente contrata. Nessa lista, coloque cada item com suas informações essenciais: frequência de compra, quantidade média por compra, especificações técnicas, marca/modelo e documentação, se for o caso.

Mas se você quer desenvolver um modelo eletrônico de cadastro de fornecedores, o Sebrae preparou um modelo. Confira abaixo e faça as adaptações que achar necessárias.

Faça um formulário com os seguintes campos:

 

CADASTRO DE FORNECEDORES Nº: __________

 

DADOS DOS FORNECEDOR

Denominação social: __________________________________________

Endereço: __________________________________________________

Bairro: ______________________   Cidade: _______________________

UF: ____   Telefones: _________________   CEP: __________________

Endereço eletrônico/e-mail: _____________________________________

CNPJ: _______________________   Inscrição Estadual: _____________________

Ramo de atividade: ___________________________________________

Contato: _________________________   Função: __________________

 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Prazo médio de entrega: ________________________________________

Condições de pagamento: _______________________________________

Descontos: ___________________________________________________

Principais mercadorias/produtos/serviços oferecidos: __________________

Verbas de promoção: ___________________________________________

Assistência técnica: ____________________________________________

Total de compras no ano anterior: _________________________________

Observações: _________________________________________________

 

Para que o cadastro de fornecedores resulte em mais organização para sua loja, não se esqueça de acompanhar o pedido:

  • Identifique todas as compras efetuadas no ano, anotando nas colunas correspondentes da tabela, o número do pedido
  • Confira as datas de emissão e entrega, além da data de entrega efetiva do pedido
  • Condições de pagamento: à vista ou a prazo (30, 60, 90 dias etc)
  • Se houve devolução ou não
  • Valor total do pedido
  • Valor com desconto

 

Relação de parceria com seus fornecedores

Ter um relacionamento de parceria com seu fornecedor pode garantir ganho em qualidade, redução de custos, diminuição de desperdícios, redução do tempo da venda e melhora do serviço prestado por sua empresa, com o consequente aumento das vendas.  

  • Tenha uma relação sincera e verdadeira com seus fornecedores
  • Compartilhe suas necessidades, expectativas, problemas e medos desde o primeiro contato com ele
  • Mostre a importância dele no processo da sua empresa
  • Defina em conjunto os critérios de qualidade para um bom fornecimento
  • Mantenha-se informado sobre o que ficou estabelecido pelas duas partes e aja com objetividade
  • Dê retorno constante sobre o que está percebendo, tanto positivo quanto negativo

 

A Votorantim Cimentos, por exemplo, exige que os fornecedores atuem de forma ética, responsável e segura. Os parceiros conhecem  os valores da empresa e têm atuação compatível com os princípios do Código de Conduta.

 

Depois que você implantar um bom sistema organizacional entre os seus fornecedores, dedique um tempo para conhecer maneiras de cativar os seus clientes. Ensinar segredos da alvenaria é um passo nessa relação.

 

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