Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Baixe o e-book e receba a segunda edição da série Etapa de Obra

Saiba mais sobre estruturas!

Publicado por Carla Rocha em 30/09/2020VC Responde: Como construir churrasqueira?
Argamassa refratária e tijolos refratários são excelentes materiais para quem busca maior durabilidade.Créditos: Shutterstock

VC Responde: Como construir churrasqueira?

Descubra o passo a passo da construção de churrasqueiras em residências

As churrasqueiras são sempre bem-vindas para apreciar momentos de lazer e descanso, seja com seus familiares ou com seus amigos, não é mesmo? Um desejo muito comum de quem mora em residências é construir a sua própria churrasqueira em uma área aberta. E essa foi uma das dúvidas que recebemos de um de nossos leitores para a primeira edição da seção VC Responde. Você sabe qual o passo a passo para construir churrasqueira? Convidamos o consultor técnico de mercado da Votorantim Cimentos, engenheiro Claudio Inon, para contar como realizar essa execução e dar dicas valiosas sobre cuidados que são necessários. Confira:

 

Como construir churrasqueira: materiais

Você vai precisar de:

  • Tijolos maciços;
  • Lajotas ou tijolos refratários (não é um item obrigatório, mas aumenta a durabilidade da churrasqueira);
  • Argamassa refratária (pode utilizar argamassa tradicional, mas a refratária aumenta a durabilidade);

Obs: Se for utilizar argamassa tradicional, a recomendação é de utilizar em sua composição o cimento Obras Estruturais e o traço 1:5 (uma parte de cimento e cinco partes de areia). Adicionar água aos poucos até deixar a mistura homogênea e com consistência boa para assentamento.

  • Areia;
  • Brita.

 

Como construir churrasqueira: passo a passo

1 – Base da churrasqueira: comece fazendo duas paredes até a altura que queira que fique o fogo (as paredes podem ser de concreto ou tijolo, o que achar melhor). Em seguida faça uma pequena laje de 8 cm de espessura sobre as duas paredes (o carvão ficará sobre a laje no momento do churrasco). Recomendação: utilizar o cimento Obras Estruturais e o traço informado no verso da sacaria do produto ou o traço 1:2:3 (uma parte de cimento, duas partes de areia e três partes de brita). Se possível, utilizar a brita 0 ou pedrisco.

 

Dica do especialista: tenha em mente qual o tamanho da churrasqueira que quer fazer. A churrasqueira terá o tamanho da laje que será feita. Churrasqueiras grandes demoram mais tempo para esquentar e demandam uma quantidade maior de carvão.

 

2 – Paredes da churrasqueira: após a secagem da pequena laje, faça o assentamento dos tijolos maciços com a argamassa refratária (caso não tenha, pode utilizar argamassa de cimento e areia no traço 1:5). Comece colocando a argamassa nas bordas da laje, em seguida faça uma fiada de tijolo maciço, depois volte a colocar argamassa sobre os tijolos recém assentados e faça uma nova fiada de tijolos. Faça quatro fiadas de tijolo nas 4 bordas da laje, em seguida continue somente nas laterais e fundo da churrasqueira (assim você deixa a parte da frente aberta para fazer o churrasco). Faça fiadas até a altura que desejar para a sua churrasqueira (lembre-se de deixar espaço para fazer ou instalar uma chaminé para dissipar a fumaça durante o churrasco).

 

Dica do especialista: atente-se para colocar os tijolos alinhados, assim sua churrasqueira terá um acabamento de alta qualidade.

 

3 – Revestimento interno: na parte interna das paredes da churrasqueira, faça o assentamento das lajotas ou tijolos refratários.

 

Obs: Essa etapa não é obrigatória, mas aumenta muito a durabilidade de churrasqueira.

 

4 – Chaminé: faça a chaminé da mesma maneira que fez o assentamento dos tijolos nas paredes das primeiras fiadas, mas agora coloque os tijolos um pouco deslocados para a parte de dentro (aproximadamente metade da largura do tijolo). Vá afunilando até deixar um espaço central para a passagem da fumaça e em seguida faça a chaminé até passar da altura do telhado. Se preferir, pode fazer a instalação de uma chaminé metálica para facilitar.

 

5 – Passagem dos espetos: faça furos nas paredes laterais para a passagem dos ferros que sustentarão os espetos e grelhas.

 

6 – Acabamento: finalizada a construção, é só pintar os tijolos da cor que mais combinar com o ambiente. Faça a pintura somente do lado de fora.

 

Dica do especialista: fique atento ao tamanho dos espetos e grelhas que irá utilizar para que o tamanho da churrasqueira seja compatível com eles.

 

 

Compartilhe esta matéria

Etapa de Obra - Estrutura

Confira quais materiais seu cliente precisa nessa etapa!

Mapa da Obra - E-book
X