Votorantim Cimentos
Publicado por Carla Rocha em 18/03/2020Dicas para melhorar o chapisco e o reboco
Preparar a parede é fundamental para evitar patologias posteriores.Créditos: Shutterstock

Dicas para melhorar o chapisco e o reboco

O chapisco e o reboco são partes importantes da preparação de uma parede. Portanto, é preciso ter cuidado na hora de realiza-los para evitar patologias.

O chapisco e o reboco são partes importantes da preparação de uma parede. Portanto, é preciso ter cuidado na hora de realiza-los para evitar futuras patologias. De acordo com Eliton Sorriso, do canal Faça Sua Obra, é muito importante conhecer as diferentes etapas da obra para saber como realizar a aplicação de maneira correta e melhorar a qualidade do chapisco e do reboco.

 

Chapisco e reboco: como executar

  1. O primeiro passo nesta execução é observar se a parede está no prumo, ou seja, se ela está nivelada ou se está torta. Outro detalhe a ser observado é se a parede está bem limpa, pois quando ela está muito exposta à umidade, por exemplo, pode ocorrer a presença de bolor ou mofo, que deve ser removido com água sanitária.
  2. O próximo passo é taliscar a parede e verificar com o prumo se ela está nivelada (aprumada).
  3. Em seguida, deve-se umedecer levemente com uma broca ou com a mangueira para que o chapisco não queime ou fique esfarelado – o que deve causar danos na aderência. “É preciso observar o estado da parede, que pode gerar diferença nos materiais e para a mão de obra”, orienta o influenciador digital da construção

Importante: antes de iniciar o trabalho é preciso utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como capacete, óculos, botas e luvas.

 

De acordo com Eliton, o chapisco é o que vai dar ancoragem entre o reboco e a parede, pois se o reboco for realizado diretamente na superfície, pode ocorrer algum dano, como desplacamento. A medida de materiais orientada para realizar o serviço é 3:1, ou seja, três partes de areia e uma de cimento. Como se trata de uma massa mais fina é de suma importância também, para aumentar a fixação, utilizar um adesivo para fixação de argamassa.

Após 40 minutos da primeira aplicação é importante umedecer a parede novamente e continuar aplicando o chapisco. Já para rebocar a parede, Eliton orienta que a massa ideal é de 5:1, ou seja, 5 de areia para 1 de cimento, para deixá-la bem homogênea – muitas vezes, é possível incorporar um aditivo para melhorar a trabalhabilidade da massa, como a Liga Para Massa Itaú. O primeiro passo é tirar o excesso do alicerce e umedecer um pouco para  permitir maior aderência do reboco e do chapisco. Deve-se também começar a aplicação de baixo para cima.

 

Entre as ferramentas que devem ser utilizadas, as principais são:

– Colher de pedreiro;

– Rolo para textura ou de chapisco;

– Vassoura, principalmente, para utilizar em lugares mais altos;

– Brocha;

– Prumo;

– Desempenadeira.

 

Confira o passo a passo da execução de chapisco e reboco no canal Faça sua Obra no YouTube:

 

Diferenças entre chapisco, emboço e reboco

As paredes possuem três camadas de acabamento de acordo com a seguinte ordem: chapisco, emboço e reboco. Entenda a função de cada uma delas abaixo:

  • o chapisco costuma ter espessura entre 3mm e 5mm atuando como base, deixando a superfície áspera com o objetivo de garantir maior aderência entre a alvenaria e a camada seguinte;
  • o emboço serve como vedação para proteger e regularizar a base contra danos. A espessura da camada pode variar entre 1,5cm a 2cm nas superfícies internas e 3cm a 4cm nas áreas externas;
  • o reboco é executado após a cura do emboço e serve para dar acabamento final à parede. Ele possui uma camada mais fina que costuma ter uma espessura que varia entre 5mm e 2 cm e é o que mantém a base lisa e pouco porosa — o que garante a condição ideal para que seja aplicada a camada de pintura da parede, além de outros revestimentos.

 

Confira abaixo o vídeo do canal Faça a Sua Obra e veja como rebocar a parede de maneira eficiente:

https://www.youtube.com/watch?v=TeaHMFCrtHs

 

Compartilhe esta matéria
X