Votorantim Cimentos

Você busca conteúdos exclusivos sobre o mercado da construção civil?

Inscreva-se grátis e receba nossa newsletter.

Publicado em 18/08/2017Bloco de concreto: principais vantagens e características
Compostos por composto por cimento, agregados e água, os blocos de concreto são uma opção mais econômica e segura

Bloco de concreto: principais vantagens e características

Por ter dimensões mais precisas, o bloco de concreto oferece maior produtividade da mão de obra e economia no revestimento

Na alvenaria estrutural, vedação e estrutura funcionam como uma só. Cada bloco de cimento estrutural é organizado de forma a ser capaz de suportar todas as cargas da construção. Há possibilidade de uso de blocos cerâmicos e de concreto estrutural, e esta escolha depende de vários fatores.

Preço, propriedade térmicas, acabamento, qualidade e rapidez na execução da obra são características importantes para a escolha do produto a ser usado na construção.

O material que será utilizado na estrutura e fechamento da construção deve ser definido ainda durante o projeto arquitetônico, pois ao realizar bom planejamento, você terá redução de custos, menos desperdício de materiais e ainda mais assertividade no cálculo estrutural.

É importante ressaltar que as paredes têm função primordial em qualquer projeto, já que proporcionam a proteção termoacústica dos ambientes, delimitam os espaços e recebem as instalações elétricas e hidráulicas. Uma das melhores opções para essa aplicação é o bloco de cimento estrutural.

Composição do bloco de cimento estrutural

  • O bloco de concreto é composto por cimento, agregados e água;
  • A combinação de agregados pode ser entre pedrisco, areia natural e/ou artificial, ou, ainda, pó de pedra;
  • A massa formada é um concreto seco com aspecto de “farofa”;
  • A mistura de materiais é preparada e passa por um equipamento de vibração e prensagem;
  • A última etapa é o processo de cura para evitar a perda de umidade do concreto para o ambiente e quando realizada de forma apropriada, acelera o ganho de resistência;
  • Para a produção de um concreto de qualidade, que seja capaz de cumprir seu papel na alvenaria estrutural, é fundamental usar o cimento adequado;
  • A Votorantim Cimentos tem o cimento Obras Especiais – Industrial, específico para este tipo de finalidade, com secagem ultrarrápida e máxima resistência.

*A Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) divulga uma lista das marcas que possuem o selo de garantia que garante adequação às normas da ABNT.

Vantagens do bloco de concreto

Devido ao tamanho maior do bloco de concreto em relação aos outros tipos, é possível ter agilidade na construção, tornando o levantamento das paredes mais rápido. Além disso, o bloco de concreto possui a maior resistência entre todos e, no caso da alvenaria estrutural, pode suportar o peso de toda a construção, sem a necessidade de vigas e pilares, ou seja, é autoportante.

Confira os 5 passos para construir vigas e dar dicas incríveis aos seus clientes

O produto ainda permite, no caso de blocos de compensação, embutir o encanamento sem quebras e furos. Contudo, na maioria dos casos, a tubulação fica para fora da alvenaria e depois é colocada uma parede falsa.
Eles também podem ser usados na execução de muros de arrimo e piscinas, por exemplo. O bloco de cimento estrutural, normalmente, tem rendimento de 12,5 peças por m² e pode ficar aparente.

 

Agora que você já conhece as principais características dos blocos de concreto e suas vantagens, aproveite para descobrir maneiras de orçar uma obra utilizando o material.

 

Compartilhe esta matéria

Quer receber notícias e dicas sobre construção civil?

Inscreva-se grátis e
receba nossa newsletter.

X