Publicado por Votorantim Cimentos em 23/04/2024Arquitetura Hexagonal: conheça o estilo e suas vantagens
A arquitetura hexagonal une amplitude e ângulos retos.Créditos: iStock

Arquitetura Hexagonal: conheça o estilo e suas vantagens

Saiba mais sobre o estilo estrutural versátil da arquitetura hexagonal e sua eficiência no uso de espaço.

Já pensou em poder aliar a amplitude de um ambiente circular com a eficiência de uso de ângulos retos? A arquitetura hexagonal é uma tendência inovadora de construção que aproveita o melhor das duas abordagens.

Quer ter esse diferencial em seu portfólio? Neste artigo, veja o que é arquitetura hexagonal e por que apostar nesse tipo de planta.

O que é arquitetura hexagonal?

A arquitetura hexagonal é um estilo estrutural de construção em que as paredes são ligadas em um ângulo fixo de 120º, completando um ambiente simétrico com seis paredes.

O hexágono pode então ser aproveitado como um espaço único ou subdividido em cômodos triangulares e/ou trapezoides. É uma abordagem inovadora e versátil que chama a atenção sem perder a funcionalidade.

Quais os diferenciais da planta hexagonal?

A arquitetura hexagonal busca as melhores qualidades de dois tipos de planta mais comuns: circular e retangular. Veja o que uma construção ganha ao unir amplitude e ângulos retos.

  • Destaque estético

Embora estejam ganhando popularidade, as plantas hexagonais ainda são uma exceção na construção civil atual. Isso significa que pode chamar atenção em um bairro ou condomínio e atrair olhares de potenciais clientes.

Além do formato que destaca, o maior número de paredes pode ser a oportunidade para ousar em cores, texturas e acabamentos.

  • Eficiência no uso de espaço

Esse é um dos pontos mais interessantes de uma planta hexagonal. Como ela alia o espaço mais amplo de ambientes circulares com paredes de ângulos retos, arquitetos e engenheiros têm mais possibilidades de aproveitamento — tanto da estrutura em si como de mobiliário e decoração.

É possível, por exemplo, criar pequenos espaços em um ambiente maior, tendo cada parede uma finalidade e estilo diferente. É ideal para integrar espaços e pessoas sem desperdiçar metragem.

  • Resistência da estrutura

A estrutura hexagonal é bastante estável e flexível na sua construção, dependendo do uso e carga incidente. A construção pode ter pilares que se integrem com o espaço mais amplo, ser subdividida ou até mesmo ser um ambiente completamente aberto para circulação e confraternização.

  • Adaptação ambiental

O ganho de espaço e de paredes na arquitetura hexagonal traz uma oportunidade incrível em questão de sustentabilidade. Com um bom planejamento de janelas, portas e cômodos, é possível aproveitar ainda mais a luz do sol e correntes de vento.

Uma construção com mais iluminação natural e mais arejada significa menos gasto de energia. É um dos argumentos mais impactantes ao vender ou alugar nos dias de hoje.

  • Versatilidade

Um dos pontos que já destacamos na arquitetura hexagonal é a possibilidade de variar espaços e usos de maneira instigante.

Essa versatilidade vem de dois lugares: a engenharia do espaço e sua ocupação. Na parte de construção, a planta permite uma subdivisão bastante criativa, separando cômodos pelas paredes externas ou criando novos hexágonos dentro dele mesmo.

A circulação pode aproveitar tanto lógicas compartimentadas como circulares, dividindo e integrando ambientes conforme a necessidade.

Isso vale também para o lado de fora. A construção hexagonal em um terreno oferece novas possibilidades de integração com o espaço externo, incluindo áreas de socialização e atividades.

  • Oportunidades de inovação

Pensar em um espaço hexagonal é exercitar a criatividade de arquitetos e engenheiros. Afinal, um formato tão diferenciado traz novas oportunidades de inovar, tanto na estrutura quanto na decoração.

Por não ser a planta mais tradicional, é perfeita para quem quer ousar, com possibilidades de ambientes triangulares e trapezoidais, impactando a rotina de uso do espaço.

Como aplicar arquitetura hexagonal em projetos?

Se você se interessou por esse tipo de construção, pode começar a pensar onde ela é aplicável. Esse é o primeiro passo para inovar.

O ideal é ter uma harmonia de perfis entre arquiteto, engenheiro e cliente. Pessoas que busquem algo marcante na paisagem e pensem de maneira versátil e sustentável.

Com essa parceria feita, estude o uso possível do ambiente e desenvolva a planta para evidenciar as vantagens da construção na rotina do lugar, seja residencial ou comercial.

A partir dessa base, é hora de pensar em inovação e diferenciação. A arquitetura hexagonal oferece a base perfeita para quem quer sair do óbvio e propor novas formas de habitação para o futuro.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por https://www.mapadaobra.com.br/inovacao/transformando-o-cenario-da-engenharia-civil-com-realidade-aumentada-e-virtual/.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X