Votorantim Cimentos
Publicado em 23/02/2017A melhor argamassa para piscinas
Aplicação de argamassa para piscinasCréditos: oneSHUTTER oneMEMORY/ Shutterstock.com

A melhor argamassa para piscinas

Especificação de argamassa para piscinas evita problemas como infiltrações, desplacamento e danos estruturais

Na hora da construção de uma piscina, uma preocupação pode ser o assentamento das cerâmicas nesse ambiente. Porém, ele pode ser feito de forma bem prática com a argamassa para piscinas AC-III.

“Este tipo de argamassa confere maior aderência e capacidade de deformação por variação dimensional”, explica Cláudio Oliveira, gerente de Inovação e Sustentabilidade da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).

O tamanho da placa cerâmica interfere na especificação da argamassa, sendo um dos fatores decisórios na escolha do produto. Há também a necessidade de alterar o método de aplicação, peças acima do formato 30x30cm ou 900cm² precisam receber a aplicação de dupla colagem e para cada formato do produto existe uma desempenadeira adequada  para quando a argamassa colante é aplicada no substrato (estrutura finalizada) e também no verso da placa cerâmica.

Após o assentamento do revestimento cerâmico, é necessário aguardar pelo menos três dias antes de executar o rejuntamento. Esta etapa, por sua vez, demanda rejuntes aditivados com capacidade de deformação e elevada impermeabilidade. “Cada fabricante deve indicar se o rejunte atende à aplicação em piscinas”, orienta o gerente da ABCP.

Com o rejunte aplicado e a limpeza feita, basta aguardar 15 dias para encher a piscina de água. Antes disso, no entanto, ainda é recomendado inspecionar todo o revestimento para conferir se há alguma placa se soltando ou se existe falha no rejuntamento.

Caso a aplicação da argamassa para piscinas seja feita com um tipo de material inadequado, a durabilidade do revestimento pode ficar comprometida, ficando suscetível ao desplacamento cerâmico, a infiltrações e até danos estruturais na piscina.

Você sabe como aplicar a argamassa Votomassa ACIII Flexível? Preparamos um tutorial!

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X