Mapa da Obra - E-book

Engemix para pequenas obras!

Baixe grátis!

Publicado por Carla Rocha em 12/05/2021Vantagens da argamassa industrializada
A argamassa ajuda a proteger a estrutura, impedir vazamentos de água, contribuindo também para o equilíbrio da temperatura e dos ruídos da edificação.Créditos: Shutterstock

Vantagens da argamassa industrializada

Aumento da produtividade e redução de pessoas na execução da tarefa são destaques

A argamassa, é uma mistura cimentícia muito usada em diversas etapas de obra, como em fachadas, e que é responsável não apenas por garantir a base para pintura e outros acabamentos, mas também por proteger a estrutura, impedir vazamentos de água, contribuindo também para o equilíbrio da temperatura e dos ruídos da edificação. Quando aplicada em uma área exposta a diversas intempéries como chuvas, ventos, sol forte, entre outros fatores que podem comprometer sua vida útil, caso não tenha sido planejada e executada adequadamente, os cuidados de aplicação se tornam ainda maiores.


Para Guilherme de Lima Rodrigues, engenheiro civil da Toctao Engenharia, a maior vantagem da argamassa industrializada no canteiro é em relação à logística, porque é possível fazer um abastecimento da equipe que vai produzir uns dias antes, eliminando custos indiretos com ajudantes, e já conter um produto que vai ter uma uniformidade que vem da usina, quase que constante. “Você pode aplicar tanto projetada ou a manual mesmo, o projetado ganha bastante prazo, é bem rápido e evita desperdício”, ressalta.

Vantagens da argamassa industrializada

Por ser produzida em fábrica, a argamassa industrializada segue todas as premissas e características técnicas de resistência e de aderência estabelecidas pelas normas que garantem a qualidade do mercado. Além disso, a origem do produto é mais segura. Entretanto, para definir o melhor tipo de argamassa, primeiramente, é necessário entender para qual será a finalidade e em seguida é preciso conversar com os fabricantes a fim de avaliar custos, prazos de entrega, entre outros fatores que irão definir a escolha final.

Com relação aos custos, a argamassa industrializada é um pouco mais cara inicialmente, mas quando são extraídos os custos indiretos, fica mais barata por todos os benefícios que fornece, como a redução da quantidade de pessoas na obra e redução também dos riscos de acidentes por isso. “Toda escolha envolve o valor do preço também, escolher fabricantes bons no mercado, empresas respeitadas, analisar função do preço e no início da obra é importante, após as aplicações, fazer os testes, como o teste de arrancamento”, orienta. Entre outras vantagens, podemos citar a economia e a rapidez, porque a solução dispensa a necessidade de mistura com outros insumos, além da água, e o desperdício é significativamente reduzido em comparação com a produção no canteiro (em alguns casos, chega a ser 80% menor). Consequentemente, garante maior produtividade e diminui a mão de obra necessária para o preparo.

Argamassa industrializada ou estabilizada?

A argamassa industrializada, geralmente, vem como um saco de cimento, então, ela deve ser misturada com a água no local de aplicação. Já a argamassa estabilizada vem pronta direto da concreteira. “Geralmente, obras que utilizam grande volume de argamassa e pedem, a concreteira faz a mistura na manhã, chega à obra e a argamassa é despejada em um recipiente. O nome estabilizada é porque ela pode ser utilizada por várias horas, você pode comprar de 14h, 6h, etc.”, explica Guilherme.

Por já vir em um grande volume pronto para utilizar, então, ela possibilita maior facilidade de manejo pela equipe de mão de obra, além de diminuir o espaço de canteiro com a colocação de materiais. “Não existe a necessidade de um depósito de cimento, de areia e demais insumos que seriam utilizados”, explica o engenheiro.

Com relação aos testes de qualidade, a argamassa industrializada passa por uma série de testes na usina enquanto a estabilizada pode sofrer mais com as intempéries externas e outros fatores. “No caso da estabilizada, existem alguns fatores externos que podem influenciar na qualidade final, como o tempo de transporte da usina até o local de aplicação. Logo, ela demanda alguns cuidados especiais para garantir que o produto esteja adequado para a aplicação”, destaca Guilherme.

A Votorantim Cimentos tem vários tipos de argamassa para atender as necessidades das obras de todo o país. Conheça a linha Votomassa: https://www.mapadaobra.com.br/produtos/argamassas-votomassa/

Compartilhe esta matéria

Como contratar Engemix para pequenas obras

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X