Votorantim Cimentos
Mapa da Obra - E-book

Descubra como gerenciar o estoque de sua loja

Baixe o e-book e obtenha uma planilha personalizada para fazer a gestão da sua loja de material de construção

Publicado em 19/04/2018Qual argamassa indicar para o assentamento de pastilha de vidro?
Indicação de argamassas corretas auxilia no melhor assentamento e no desempenho final da pastilha de vidroCréditos: Leonardo Rodrigues/Votorantim Cimentos

Qual argamassa indicar para o assentamento de pastilha de vidro?

A Votomassa Pastilhas e a ACIII flexível apresentam componentes perfeitos para o melhor desempenho da aplicação

As pastilhas de vidro são muito requisitadas pelos consumidores nas lojas de materiais de construção civil. Sendo uma boa opção estética e apresentando facilidade em sua manutenção, suas vantagens são bastante atrativas, mas, para que possuam longa vida útil, é preciso ter cautela no momento de sua execução para garantir o desempenho esperado e evitar possíveis descolamentos – um dos maiores problemas apresentados pelo produto. Por isso, é bom saber qual a melhor argamassa para assentamento de pastilha de vidro.

A utilização de argamassas de assentamento que possuam as composições corretas para sua aplicação é um aspecto importante na garantia do melhor desempenho. Para assentar pastilha de vidro em cozinhas, banheiros e lavanderias, por exemplo, a Votomassa ACIII Flexível branca ou cinza e a Votomassa Pastilhas apresentam as composições necessárias que garantem a melhor aderência ao produto final.

Conheça as suas características e especifique as vendas corretas dos materiais:

 

Votomassa Pastilhas: Com finalidade para proporcionar alta aderência e trabalhabilidade no assentamento de pastilhas de vidro e porcelana, a Votomassa Pastilhas é composta por Cimento Portland Branco, agregados com granulometria controlada e aditivos químicos. É indicada, especificamente, para realização de assentamento em conjunto com rejuntamento de pastilhas de vidro e de porcelana em áreas internas e externas, pisos, paredes, piscinas, fachadas, entre outras.

 

Cuidados na aplicação:

Não se deve aplicar a Votomassa Pastilhas sobre placas particuladas, LUAN (painel de madeira), placas laminadas ou MDF, ou madeira de lei.

Não indicada para aplicação de lajotas cerâmicas nem para aplicações diretamente sobre estruturas de concreto, tais como vigas e pilares.

Não indicada para aplicação em churrasqueiras, lareiras, câmaras frigoríficas; sobre revestimentos cerâmicos existentes; ou para assentamento de outros revestimentos especiais.

 

Votomassa ACIII flexível branca ou cinza: Para assentar diversos tipos de revestimentos, as características principais da ACIII flexível é proporcionar alta aderência e flexibilidade. Além de assentar pastilhas de vidro de até 5x5cm, a ACIII flexível pode assentar: revestimentos cerâmicos, porcelanatos claros, pastilhas de porcelana (até 5x5cm), mármores e granitos.

O material pode assentar tais produtos em áreas internas e externas, pisos e paredes, piscinas (inclusas aquecidas), fachadas e sobreposição de revestimentos cerâmicos e/ou porcelanato sobre revestimento cerâmico antigo (somente áreas internas).

 

Cuidados na aplicação:

Não se deve aplicar a Votomassa ACIII flexível sobre placas particuladas, LUAN (painel de madeira), placas laminadas ou MDF, ou madeira de lei;

Ela não é indicada também para aplicação de lajotas cerâmicas – incluem-se nessas categorias as lajotas coloniais, lajotas terracotas, lajotas cerâmicas não esmaltadas, tijolos cerâmicos para revestimentos similares;

Não indicada para aplicação em churrasqueiras, lareiras, câmaras frigoríficas; para sobreposições de revestimento cerâmico e porcelanatos e sobre revestimentos cerâmicos antigos em áreas externas;

A espessura máxima das peças de revestimento não deve ultrapassar 2,0 cm na aplicação de paredes;

No caso de aplicação de fachadas, se deve seguir as recomendações da NBR 13755, 5.4.5, com dimensão de peça cerâmica de 20x20cm e juntas horizontais de movimentação espaçada no máximo a cada 3m ou cada pé direito;

Não indicada para aplicação de revestimentos cerâmicos e/ou porcelanatos sobre bases com pintura ou cera;

Importante: Assentamento de pastilhas de porcelana e vidro com dimensão máxima de 5x5cm.

A diferença da ACIII para a Votomassa Pastilhas é que a primeira argamassa necessita de rejuntamento posterior à aplicação. Para realizar o rejuntamento é necessário esperar 72 horas após a aplicação da ACIII. Já no caso da Votomassa Pastilhas, é possível assentar e rejuntar ao mesmo tempo. Assim, o processo de assentamento de pastilha de vidro fica muito mais ágil.

Outras técnicas: Saiba mais sobre grafiato com argamassa e areia 

Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Dicas para melhorar a gestão de estoque

Confira quais as melhoras formas de gerenciar o estoque e obtenha uma planilha de controle gratuita!

Mapa da Obra - E-book
X