Publicado por Votorantim Cimentos em 26/12/2022Aprenda a misturar cimento e fazer uma argamassa básica de uma vez por todas!
Confira o passo a passo e os materiais necessários para misturar cimento corretamente.Créditos: istock

Aprenda a misturar cimento e fazer uma argamassa básica de uma vez por todas!

Uma mistura de cimento é composta por cal e areia e precisa de atenção, já que o material é utilizado como colante de piso, reboco de parede e até mesmo pavimento.

O cimento é o segundo material mais consumido pela humanidade, perdendo apenas para a água ,esse  pó cinza é geralmente misturado a outros componentes como água, pedra, areia e aditivos. Essa mistura dá origem ao concreto, utilizado para impermeabilizar paredes e reforçar as estruturas, e pode ser feita em um carrinho de mão, betoneira ou até mesmo na superfície.

Mas não temos como falar de cimento sem falar de argamassa, também conhecida pelos profissionais apenas como “massa”. É uma mistura de cimento, areia, cal e água. Ela também pode contar com outros aditivos, como , cal, aditivos de aderência, impermeabilizantes e outros. Ela funciona como um material aderente entre os materiais, como se fosse uma cola para assentar blocos e tijolos, os pisos e azulejos cerâmicos, também pode ser utilizada para chapisco de paredes.

Conheça alguns tipos de argamassas:

  1. Argamassa de alvenaria: Na alvenaria convencional a proporção recomendada é de uma parte de cimento para nove partes de areia e duas partes de cal.   
  1. Emboço: muito comum no nivelamento de paredes irregulares, o emboço combina uma porção de cimento, duas de cal e oito de areia;
  1. Blocos de concreto: uma argamassa composta somente por cimento e areia, levando uma porção de cimento para seis porções iguais de areia;
  1. Chapisco: uma das melhores opções para aumentar a aderência na parede. Aqui, combina-se uma porção de cimento para três porções iguais de areia e pode conter aditivo de aderência para melhorar o resultado final;
  1. Colante: esse tipo de argamassa é mais recente e confere maior consistência durante a sua aplicação. É composta por cimento, areia e aditivos específicos que fazem com que essas argamassas sejam classificadas de acordo com as Normas vigentes. As mais conhecidas são: AC I, AC II e AC III.

Mas, você sabe como fazer a mistura correta dos materiais?Confira o passo a passo e os materiais necessários.

Você vai precisar de:

  • Cimento
  • Areia
  • Água
  • Cal
  • Balde

Passo 1: antes de tudo, você precisa saber se vai utilizar a mistura no interior ou exterior da casa, pois cada local possui uma quantidade exata dos materiais e isso pode interferir no resultado.

Passo 2: procure por uma tabela de misturas, geralmente fornecida por grandes empresas de cimento. Separamos aqui algumas das misturas mais utilizadas:

Para assentar tijolos:

  • 9  partes de areia;
  • 1 parte de cimento;
  • 2  parte de cal.

Para massa de revestimento interno:

  • 8  partes de areia;
  • 1 parte de cimento;
  • 2  parte de cal.

Passo 3: após preparar a mistura, comece a adicionar água de forma gradual e mexer com uma enxada . Assim que a textura começar a ficar pastosa, já está pronta para ser aplicada.

Passo 4: preste atenção ao tempo, não deixe a mistura mais de 30 ou 40 minutos sem ser utilizada, para evitar o ressecamento.

Passo 5: Deixe secar completamente, isso pode demorar de 3 a 7 dias.

Além de se atentar à mistura correta, lembre-se de pesquisar o melhor cimento para sua obra, pois a escolha interferirá diretamente no resultado.

Conheça os produtos da Votorantim: https://www.votorantimcimentos.com.br/produtos/cimentos/

  • Grey sand-concrete dry mix in an open paper bag. Concrete dry powder for leveling walls and floors. Repair in the house with your own hands. DIY. Selective focus.
Compartilhe esta matéria
22897

Mais lidas

Veja também

X