Mapa da Obra - E-book

Etapas de obra: da fundação ao acabamento

Quero baixar!

Publicado por Carla Rocha em 18/02/20214 dicas para concretar brocas perfeitamente
A estaca broca é um tipo de fundação profunda muito comumente utilizada em diversas obras brasileiras.Créditos: Shutterstock

4 dicas para concretar brocas perfeitamente

Fundação tem a função de transmissão dos esforços e cargas da edificação

 As estacas brocas são tipos de fundações classificadas como profundas e moldadas in loco. Esse tipo de estaca, de forma geral, tem a função de transmissão dos esforços e cargas da edificação nas camadas mais profundas do solo.

A estaca broca é um tipo de fundação profunda muito comumente utilizada em diversas obras brasileiras, principalmente, as de pequeno porte, isso acontece por conta da sua facilidade de ser executada, ou seja, ela não exige nenhum tipo de máquina diferenciada ou até mesmo mão-de-obra especializada, pois ela é escavada de forma manual através de um trado no formato concha ou cavadeira (máximo de carga indicado é de 6 até 8tf). A profundidade máxima pode depender do equipamento utilizado na escavação, mas geralmente o comprimento pode chegar, no máximo, de 8 metros. Já o diâmetro desta estaca é normalmente de 30 cm.

De acordo com a engenheira Larissa Regina Gonçalves de Oliveira, existe apenas a tipologia moldada In loco para este processo, sendo esta moldagem podendo ser feita com concreto do tipo usinado e/ ou moldado In loco. “Antes mesmo de citarmos as especificidades e cuidados técnicos na execução deste tipo de fundação, é necessário elucidarmos quanto suas características e peculiaridades”, destaca.

Confira abaixo algumas das características das brocas:

– Por se tratar de uma estaca cujo método de execução é mais “rudimentar”, seu uso e aplicabilidade é restrito a solos coesivos. Quando fita-se execução “rudimentar”, dentre uma das características tem-se o fato de a mesma ser executada sem nenhuma contenção nas “paredes de perfuração”.

– Tal tipologia de estaca somente pode ser executada acima do lençol freático/nível d’água dos terrenos.

– É uma estaca cuja capacidade de carga é baixa se comparada às demais: de 1 t (tonelada) a 2 t (toneladas) por metro de broca.

– Como condição de metodologia de cálculo e delineamento estrutural da mesma, a estaca atua apenas à compressão.

– Durante a execução da mesma há o risco de “estrangulamento do fuste”.

Dicas de aplicação das brocas de concretagem

A aplicação deste tipo de estaca é bem simples, utiliza-se apenas um trado manual e algumas ferramentas comuns que são utilizadas por profissionais em qualquer tipo de obra. Confira abaixo os 4 passos principais para executar brocas perfeitamente:

1 – Primeiramente deve-se realizar a escavação manual da estaca;

2 – Segundo, efetua-se o apiloamento do fundo desta estaca;

3 – O terceiro passo é a concretagem manual da estaca;

4 – E, por fim, a disposição da armadura dentro da estaca.

Os passos acima são normalmente realizados durante uma execução de fundação de concreto simples onde a armadura é apenas de ligação entre a estaca e o bloco, entretanto, a estaca também pode ser armada a fim de resistir a esforços horizontais e de tração ou momentos fletores desde que o cálculo geotécnico e estrutural estejam compatíveis.

Principais vantagens e desvantagens da estaca broca

Entre as principais vantagens e desvantagens estão o baixo custo e também a possibilidade de dispensar equipes robustas e ferramentas, o que acaba por permitir uma coleta de amostras do terreno de apoio sem provocar vibrações durante a sua execução. Isso faz com que a concretagem seja realizada estritamente no comprimento necessário, evitando também possíveis danos em estruturas vizinhas. Outra vantagem da estaca broca a ser destacada é a possibilidade de escavação do bloco antes da execução, o que acaba eliminando a necessidade de arrasamento, o que é bastante incomum em outros tipos de estacas, já que o bloco quando escavado limita o alcance de máquinas perfuratrizes, dependendo das condições do entorno e também das dimensões dos blocos.

Veja abaixo os principais cuidados executivos com as estacas broca indicados pela engenheira:

– Locação do centro das estacas: para eliminar e/ou minorar o efeito de “excentricidade” em estacas;

– Atentar-se à profundidade da escavação: lembrando que, diferentemente de outras tipologias de estacas, este controle de profundidade é mais “rústico” e, por isso mesmo, deve-se ter muita atenção.

– Atenção durante a etapa de lançamento do concreto: como não se tem “paredes laterais de contenção” durante a execução, há um risco maior de mistura de solo e concreto durante a execução.

Normas regulamentadoras de fundações que também norteiam as estacas do tipo broca:

• ABNT NBR 6122 – Projeto e execução de fundações;

• ABNT NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento;

• ABNT NBR 8953 – Concreto para fins estruturais – Classificação por grupos de resistência

• ABNT NBR 6118 – de projeto de estruturas concreto armado (procedimento)

Quer saber mais sobre as normas relacionadas à fundação? Confira nosso e-book especial sobre as mudanças na NBR 6122: http://mapadaobra.rds.land/nbr-6122

Compartilhe esta matéria

Da fundação ao acabamento: conheça todas as etapas!

Quero ler!

Mapa da Obra - E-book
X