Publicado em 27/08/2013Editora PINI oferece cursos sobre obras públicas

Editora PINI oferece cursos sobre obras públicas

Curso ensina referenciais para cálculos de orçamentos e planejamento de obras públicas

A formação de preços em obras públicas é terreno controverso e extenso, devido a regras licitatórias e, principalmente, em função dos referenciais de preços utilizados nas composições de cálculo. Tanto construtoras como profissionais responsáveis pela formulação dos orçamentos básico e executivo se veem em situação difícil diante de cláusulas contratuais, às vezes conflitantes com a real engenharia de custos. O seminário Orçamento e Formação de Preços de Obras Públicas, proposto pela Editora PINI, tenta desvendar os erros mais recorrentes nos cálculos, e analisar os nós que, na prática, costumam levar controvérsias à Justiça.

Para entender a mecânica desses orçamentos, e os critérios de auditoria dos tribunais de contas, orçamentistas, empreiteiros e fiscais devem compreender limitações e margens impostas para benefícios, despesas diretas e indiretas. Além disso, é necessário discutir novas metodologias que propiciem ganhos produtivos ao Estado, e a preservação dos recursos públicos

Os temas são controle gerencial de obras, impacto da desoneração da folha de pagamentos nos contratos já vigentes, e um novo olhar sobre a engenharia de custos.

No programa da Editora PINI estão apresentações de Roberto Sales Cardoso, assessor técnico da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas do Estado de Sergipe; Luiz Gonzaga Gadelha, consultor técnico da Odebrecht; Márcio Soares da Rocha, presidente do Instituto Brasileiro de Engenharia, e André Pachioni Baeta, engenheiro e auditor federal de controle externo do Tribunal de Contas da União.

Editora PINI: valores do curso

O curso para orçamentistas, projetistas, incorporadores, engenheiros e arquitetos ocorrerá no dia 25 de setembro, a partir das 9hs, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, capital federal. Preços vão de R$ 533 a R$ 598. As inscrições podem ser feitas neste site.

Problemas no escopo do projeto são inevitáveis e vão aparecer, hora ou outra. Por isso, é preciso saber lidar com eles, com os projetistas e com o coordenador do projeto. Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X