Publicado em 26/02/20136º Prêmio Nacional de Pré-fabricados de Concretos

6º Prêmio Nacional de Pré-fabricados de Concretos

Trabalhos apresentados no 6º Prêmio Nacional de Pré-fabricados mostraram a habilidade dos estudantes em projetar com a técnica construtiva

O 6º. Prêmio Nacional de Pré-Fabricados de Concretos para Estudantes de Arquitetura contou com a participação de universitários de todas as regiões do país. Além dos três vencedores de São Paulo, receberam menções honrosas trabalhos dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Norte e Maranhão. A premiação aconteceu em novembro durante a 9ª. Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo, na OCA, no Parque do Ibirapuera.

O concurso, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), com apoio da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC) e patrocínio da Votorantim Cimentos, teve como tema Soluções Habitacionais Sustentáveis.

O Prêmio Nacional de Pré-fabricados

Além de promover o exercício da arquitetura entre os estudantes, o Prêmio Nacional de Pré-Fabricados de Concretos favorece a discussão sobre a arquitetura coletiva focada na habitação, no interesse social, explica Rosana Ferrari, presidente do IAB-SP. Neste ano, além de revelar novos talentos como nas edições anteriores, os resultados mostraram habilidade dos estudantes em projetar com a técnica construtiva do pré-fabricado.

De acordo com a arquiteta e urbanista Liane Makowski de Oliveira e Almeida, membro do Conselho Superior do IAB-SP, verificou-se a exploração dos recursos funcionais, técnicos e estéticos dos elementos pré-fabricados em concreto.

Quanto ao tema, Liane avalia: além de possibilitar a reflexão conjunta, abriu-se a oportunidade de se criar boas alternativas para enfrentar a questão do déficit habitacional no Brasil, atualmente com mais de seis milhões de moradias. Para Íria Lícia Oliva Doniak, presidente executiva da ABCIC, a qualidade dos projetos surpreendeu organizadores e jurados, por serem compatíveis ou até melhores do que trabalhos profissionais.

Chegamos ao final com 37 trabalhos classificados, dos cerca de 200 inscritos, um número bastante expressivo. O trabalho vencedor, do estudante Jhonny Rezende, propôs a criação de 400 unidades habitacionais em uma região entre Cidade Tiradentes e Guaianazes. Os edifícios, em lâmina, formam praças e um grande parque linear que forma um polo sociocultural integrado ao CEU Inácio Monteiro.

Lajes pré-fabricadas: normas definem as dimensões que devem ser utilizadas em cada obra

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X