Publicado em 06/03/2013Bom atendimento e consultoria são diferenciais para revenda

Bom atendimento e consultoria são diferenciais para revenda

Bom atendimento e consultoria na escolha dos produtos da obra são diferenciais mesmo para os pequenos do ramo.

Cerca de 73% das obras de construção e reforma residenciais são autogeridas, ou seja, planejadas e administradas pelos proprietários. “São pessoas que se esforçam, fazem uma economia e contratam engenheiro, arquiteto e pedreiro e, aos poucos, vão gerenciando sua obra. Essa tendência é uma característica do nosso país, por isso o papel das lojas de material de construção é tão importante no desenvolvimento do Brasil”, afirma Cláudio Conz, presidente da Anamaco – Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção. O bom atendimento é ainda mais importante para esses clientes, que já vêm com certo conhecimento e geralmente buscam consultoria.

Os consumidores, em sua maioria, são atendidos por lojas de pequeno e médio porte, responsáveis por 80% do faturamento do setor de material de construção. “Por isso eles precisam ter um bom atendimento, com profissionais capacitados para oferecer exatamente o que o cliente quer. O consumidor de hoje é o mais exigente de todos os tempos. Ele já vai à loja sabendo o que quer comprar. Ele faz pesquisa de preço, de marca, de produto. Ele quer qualidade de atendimento e de produto pelo preço que pode pagar”, avalia Conz.

Além de investirem em melhor exposição dos seus produtos, em uma logística que funcione e em treinamento de pessoal, os lojistas precisam oferecer serviços. De acordo com Conz, o consumidor não quer comprar a lata de tinta ou a argamassa, mas sim a casa pintada e o piso instalado. “É por isso que muitas lojas, hoje, já fazem indicação de mão de obra. E algumas já incluem o serviço no parcelamento da compra”, conclui.

Sebrae elaborou material exclusivo para o setor de construção civil, com dicas e orientações importantes sobre fidelização de clientes!Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X