Publicado em 29/10/2013Boa alimentação

Boa alimentação

Proteínas ajudam a repor estrutura muscular desgastada pelos trabalhos intensos

Proteínas são nutrientes essenciais ao bom funcionamento do corpo e atuam de duas formas: como componentes estruturais de ossos, músculos e pele, e como componentes funcionais – enzimas, que catalisam reações químicas do organismo. De acordo com a nutricionista Talita Facioli, proteínas podem ser encontradas em alimentos como peito de peru e de frango, carnes de peixes, bovina e suína, ovos, leites e seus derivados, pães integrais, nozes e amendoins, feijão, grão de bico e soja, queijos e legumes.
A ingestão ideal de proteínas segue a pirâmide alimentar: laticínios (derivados do leite) devem ser consumidos duas vezes ao dia, assim como a proteína animal (ovos, carnes, aves e peixes). “O trabalhador do canteiro de obras necessita muito deste nutriente para repor músculos desgastados durante a execução de seus serviços, que requer muita força”, afirma Facioli.
Assim, proteínas devem estar presentes em todas as refeições do dia. No café da manhã, além do leite, deverá consumir algum tipo de queijo (branco, de preferência, porque contém menos gorduras). Para almoço e janta, deve ter no prato ao menos 180g de fontes de proteína animal por refeição – carnes, frangos ou peixes.

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