Publicado em 06/03/2013Blocos para construção de paredes estruturais

Blocos para construção de paredes estruturais

Bloco de concreto reduz custo da obra e é mais resistente do que o cerâmico

Resistente e versátil, o bloco de concreto é uma boa opção para construir paredes de vedação ou estruturais. Em relação a outros tipos de blocos para construção, como o cerâmico, o de concreto é mais compatível com as argamassas de assentamento e revestimento e tem mais precisão em suas dimensões. Isso permite o planejamento e a construção de paredes sem cortes, o que gera menos entulho na obra. Além disso, diferentemente dos tijolos maciços de barro, eles têm furos que permitem embutir as instalações elétrica e hidráulica.

Essa característica evita a necessidade de rasgos que, além de gerarem retrabalhos e entulhos, fragilizam as paredes.
De acordo com Claudio Oliveira Silva, gerente de inovação e sustentabilidade da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), o uso do bloco de concreto, em relação a outros produtos de alvenaria, reduz o custo da obra porque exige menor quantidade de argamassa e facilita a execução. “Para quem vai construir casas com até três pavimentos utilizando blocos de concreto como sistema de alvenaria estrutural, pode economizar até 30% no custo global da obra, se comparado ao sistema tradicional em concreto armado (vigas e pilares) e fechamento com bloco cerâmico”, explica o especialista.

Garanta bons blocos para construção

Na hora de comprar: informe o tipo de bloco indicado no projeto e a quantidade exata que precisa. Confirme a programação de entrega na obra.

Entrega do material: peça ao lojista para entregar o material paletizado, devidamente protegido com filme plástico e identificado, o que permitirá o rastreamento do lote. A rastreabilidade é uma exigência do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

Armazenagem: armazene as peças em local adequado, separando-as por tipo, dimensão e resistência. Esse tipo de cuidado facilita o manuseio e controle de qualidade, além de evitar quebras.

Concreto drenante é ideal para pavimentação de estacionamentos 

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X