Publicado em 24/09/2013Associação Brasileira de Cimento Portland anuncia próximo congresso
Créditos: Foto: Divulgação/ABCP

Associação Brasileira de Cimento Portland anuncia próximo congresso

Evento da ABCP vai incentivar inovação e aprimoramento dos processos desta indústria

De olho em inovação, a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland) já anunciou o Congresso Brasileiro de Cimento, entre 19 e 21 de maio de 2014. O objetivo da organização do evento é abrir campo de relacionamento com novas ideias e especialistas brasileiros e estrangeiros do setor – importante para guinar investimentos e incentivar a modernização do parque industrial cimenteiro no país.

“Aproximar-se de inovações, todas reunidas num mesmo período, em um único local, representa ampla cobertura de conhecimentos e agilidade na identificação do que é necessário fazer para ter uma produção ainda mais eficiente e em consonância com novas demandas ambientais”, diz o gerente de comunicação da ABCP, Hugo Rodrigues.

É esperada também a presença expressiva de fornecedores estrangeiros de equipamentos. A retomada do fôlego do setor da construção civil brasileira desperta atenção internacional, principalmente com obras de infraestrutura e habitação, que representam demandas crescentes por cimento.

Leia também: Cuidados com instalações elétricas no canteiro de obras

Entre os temas que serão discutidos estão manutenção, modernização e ampliação de fábricas de cimento, inovação em processos de fabricação, mudanças climáticas e meio ambiente, metodologia e inventário de emissões, logística reversa, legislação e recuperação de áreas, normalização e qualidade do Cimento Portland, coprocessamento de combustíveis e energia, blendeiros, analisadores online de controle de poluição, sistemas de pesagem e transporte, sistemas de britagem e moagem e construção sustentável.

Associação Brasileira de Cimento Portland – 20 anos desde o último congresso 

Rodrigues conta que a última edição do congresso aconteceu em 1993.  O tempo transcorrido para a organização do próximo evento se justifica no fato de a Associação Brasileira de Cimento Portland ter se voltado mais, nas últimas décadas, para a “tecnologia depois do saco” – isto é, a aplicação do cimento. “Vínhamos até agora nos dedicando ao desenvolvimento, aperfeiçoamento e aplicação dos sistemas construtivos à base de cimento.”

 

Hidratação do cimento: a importância do tempo de reação para não ter trincas e fissuras aparentes
Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X