Publicado em 13/05/2014ASBEA lança Guia de Sustentabilidade na Arquitetura

ASBEA lança Guia de Sustentabilidade na Arquitetura

Asbea disponibiliza guia online que informa diretrizes para desenvolver projetos sustentáveis

Lançado há pouco mais de um ano em versão impressa, o Guia de Sustentabilidade na Arquitetura – Diretrizes de Escopo para Projetistas e Contratantes, desenvolvido pela Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), também está disponível na internet.

A publicação contempla uma série de tópicos para que o projeto ganhe contornos sustentáveis. Didático e objetivo, seu conteúdo é valiosa ferramenta para contratados e clientes, ao abordar 13 pontos que tangem a construção e a reforma: aspectos urbanos, paisagem e mobilidade, acessibilidade e desenho universal, segurança, materiais, resíduos, água e efluentes, energia, confortos térmico, visual, acústico e até olfativo, salubridade, além de operação e manutenção do ambiente construído.

O documento traz ainda informações sobre a importância das políticas públicas para a implementação eficaz de boas práticas urbanas nas cidades.

Leia também: Materiais alternativos para aumentar a sustentabilidade no Brasil

O guia não é um simples compêndio de materiais e soluções prontas, consideradas sustentáveis. Funciona mais como um roteiro para chegar até eles: “Acreditamos que a base é entender assuntos de forma inter-relacionada, partindo do princípio de que soluções construtivas devem ser estudadas caso a caso”, define a arquiteta Milene Abla Scala, diretora de sustentabilidade da Asbea e sócia-titular da VIVÁ Arquitetura.

É também possível usar referências de outras experiências históricas, desde que o arquiteto entenda a especificidade de cada situação. Para Milene, “quanto mais informação disponibilizada e utilizada, melhores serão as práticas de projeto, de obra, e a qualidade do ambiente construído”. Faça aqui mesmo o download do guia de Sustentabilidade na Arquitetura.

Ecoeficiência mede impacto ambiental de produtos e serviços. Confira!

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X