Publicado em 17/09/2013Artefatos de cimento representam oportunidade de venda

Artefatos de cimento representam oportunidade de venda

Conheça outras possibilidades de negócios na indústria do concreto, além dos blocos

O segmento de concreto no Brasil não está restrito a blocos e pavers – peças pré-moldadas destinadas à pavimentação.  Há ainda amplo mercado para outros artefatos de cimento, como telhas, pisos cimentícios, ladrilho hidráulico, bancos, vasos, tanques, cercas, estacas, churrasqueiras, grades de concreto, balaústres, caixas para ar condicionado, gelo baiano, barreira sonora, piso drenante e elementos vazados.

Segundo Idário Fernandes, consultor da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), em países como Alemanha e Estados Unidos o número de opções de artefatos de cimento pode chegar a 300, ou mais. “O Brasil pode crescer neste segmento, não apenas popularizando opções já existentes, mas também buscando novas ideias lá fora”, avalia.

Para investir neste mercado é aconselhável ter alguma experiência ou conhecimento do segmento, além de não depender de lucros no curto prazo. “É preciso estudar a demanda local e escolher o produto certo para cada região; informar-se sobre técnicas de produção e exigências normativas, investir em equipamentos e matéria-prima apropriada”, explica Fernandes.

Em outubro, o consultor Idário Fernandes ministrará em São Paulo o curso de capacitação “Diretrizes para Instalação de Indústria de Artefatos de Concreto”, direcionado a empreendedores interessados em iniciar um negócio na área de produção de artefatos diversos, em especial blocos, pavers e telhas de concreto.

O programa do curso aborda características, conceitos básicos, formas de aplicação do material, vantagens e desvantagens de cada produto ou sistema, além de analisar o mercado atual em cada setor, suas perspectivas e desafios.

Curso Diretrizes para Instalação de Indústria de Artefatos de Concreto
Quando: 13/10/2013, 8h às 17h
Onde: Sede da ABCP (Avenida Torres de Oliveira, 76, São Paulo)
Inscrições: até 4/10/2013
Quanto: de R$ 285 (alunos de graduação) a R$ 399. Inclui material didático.
Mais informações: 3760-5433/5402; cursos@abcp.org.br

Você conhece o cimento queimado? Confira os diferentes tipos de cimento e argamassa para fazer 

Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X