Publicado em 02/05/2016Argamassa projetada aumenta produtividade e garante a qualidade do revestimento
A projeção da argamassa garante aplicação uniforme e sem interrupçõesCréditos: Paulo Barros / e-Construmarket

Argamassa projetada aumenta produtividade e garante a qualidade do revestimento

Ideal para fachadas e áreas internas, solução aumenta o poder de aderência

A argamassa projetada é considerada uma alternativa moderna e mais eficaz do que a aplicação chapada à mão. Este método garante produtividade maior e qualidade superior, já que o material é lançado sobre o substrato de modo uniforme e contínuo. Consequentemente, aumenta o poder de aderência reduzindo defeitos e garantindo maior durabilidade do revestimento.

Ideal tanto para revestimentos internos quanto de fachadas, a solução pede o uso de argamassas industrializadas pelo seu maior controle e estabilidade. O fornecimento a granel, por exemplo, permite um controle maior da água de mistura, importantíssimo para a aplicabilidade e desempenho do. Há, também, a opção de adquirir o material ensacado – a proporção de água necessária é pré-indicada pelo fabricante. Deve-se evitar a argamassa virada em obra, pois qualquer variação nos traços pode comprometer a aplicabilidade da argamassa.

Sistemas de projeção

Há, basicamente, dois tipos de sistema de projeção: spray e bomba. O primeiro é o mais prático de operar, pois possui um recipiente acoplado ao projetor, conhecido como “canequinha”, que apesar de ser menos suscetível a entupimentos, exige encher e esvaziar o compartimento a cada ciclo de aplicação. A bomba, por sua vez, é a mais utilizada, porque a permite o fluxo contínuo da projeção – o que otimiza ainda mais a etapa e permite uma produção diária de até 150 m².

Como resultado, os sistemas de projeção geram economia de mão de obra e menor desperdício de argamassa – tanto na aplicação, em razão da maior produtividade, quanto no sarrafeamento do emboço devido a realização de parte desta etapa com a argamassa ainda fluida, logo após a aplicação. Para garantir o perfeito funcionamento dos equipamentos, exige-se mão de obra especializada e manutenção adequada dos equipamentos, de acordo com os requisitos técnicos recomendados pelo fabricante. É possível, ainda, fazer o treinamento da equipe de aplicação.

Saiba mais
Para os sistemas de argamassa de projeção, a Votorantim Cimentos fornece o Matrix – a granel (silo) ou ensacado. Além disso, a empresa dispõe de toda a capacitação técnica e atendimento pós-venda para a obra.

Leia também:

Argamassa projetada em silo aumentou a produtividade e reduziu as perdas no Jardim das Perdizes

Compartilhe esta matéria

Veja também

X