Publicado em 18/07/2016Argamassa especial suporta ação do vento e garante alto poder de resiliência
Argamassa especial foi aplicada do 19º ao 34º andar do edifício

Argamassa especial suporta ação do vento e garante alto poder de resiliência

Desenvolvida pela Votorantim Cimentos para torre de altura elevada, solução não secou instantaneamente pelo vento e não fissurou com o passar dos anos

West Side é a imponente torre comercial situada na região de Alphaville, em Barueri. Construído pela Sinco Engenharia e inaugurado em 2006, o empreendimento tem 154,6 m de altura. É considerado o 14º edifício mais alto do Brasil. Com 41 andares, 35 pavimentos tipo, o complexo possui lajes a partir de 601 m², 11 elevadores sociais e 476 vagas de estacionamento.

Alimentado por ar-condicionado não central (self) com distribuição, o West Side tem boa imagem corporativa e obteve a classificação Buildings A. Oferece área locável de 21 mil m² e sedia empresas de diferentes segmentos – de consultoria e educação a idiomas e prestadoras de serviço.

Corredor de vento, o grande desafio

A execução da torre preteriu o uso de panos de vidro em razão do custo elevado com material e execução. Como a localização topográfica do edifício pegava um forte corredor de vento, os principais desafios construtivos estavam relacionados às condições ambientais hostis para a aplicação do reboco na fachada.

Era preciso utilizar uma argamassa de desempenho superior, que não apresentasse fissuras com o passar do tempo e não secasse instantaneamente ao sofrer contato com o vento. O produto precisava ser desenvolvido por uma empresa que tivesse conhecimento técnico para trabalhar em conjunto com os consultores técnicos da obra.

Argamassa da Votorantim Cimentos com desempenho superior

O projeto previu a divisão da fachada do edifício West Side em duas partes: do térreo ao 18º andar e do 19º ao 34º pavimento. Na parte inferior, pelas especificações, foi utilizada a argamassa de reboco e revestimento com desempenho normal, da Votorantim Cimentos. Já para a parte superior, foi utilizada argamassa especial.

“Esse produto passou por 35 formulações até chegar ao desempenho esperado. Todo o estudo foi amparado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e pela Associação Brasileira de Avaliação de Impacto (ABAI). Fizemos testes de aplicação no último andar para comprovar sua eficácia”, explica Adilson Irineu Schiavoni Junior, gerente comercial da Votorantim Cimentos.

Schiavoni também afirma que a argamassa especial se mostrou muito resistente ao balanço do prédio. “Não há nenhuma constatação de fissuração, mesmo após dez anos da conclusão da obra. Isso garante o grande poder de resiliência do produto, consumido em mais de 1000 toneladas pelo prédio”.

A obra contou, ainda, com o apoio do professor Ragueb Banduk – então consultor e projetista do revestimento de fachada. Ele propôs que o edifício West Side fosse enclausurado com uma tela fina para diminuir a ação do vento. E com uma máquina VAP, criou-se uma vaporização direcionada à argamassa para compensar a perda de água. “Isso foi fundamental para o sucesso da execução”, conclui o engenheiro.

Conheça também o case do Residencial Allegro, que utilizou Concreto Autoadensável para obter agilidade e economia.Botão Site

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X