Publicado em 04/03/2013Aprimore os serviços para terceira idade

Aprimore os serviços para terceira idade

Os idosos estão na ativa e são bons compradores, mas é preciso atenção especial para conquistá-los

O Brasil está envelhecendo. Isto é, a cada década aumenta o número de brasileiros idosos. E mais: boa parte deles não está em casa de pijama, está na ativa. Segundo o Censo Demográfico do IBGE, as pessoas com mais de 65 anos representavam 7,4% da população em 2010, enquanto em 1991 o percentual era de 4,8%. Informações do Ministério da Previdência mostram que um em cada três aposentados continua ativo e recebe um benefício médio de mais de R$ 900,00 por mês. Essas e outras características fazem os serviços para terceira idade um excelente nicho de mercado. Mas para conquistar esses consumidores é preciso atendimento diferenciado.

Hoje, a lei garante direitos básicos para as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, como atendimento preferencial e reserva de vagas de estacionamento. Porém essas pequenas facilidades não são suficientes para atender aos idosos. Eles são consumidores que quando vão às compras têm mais calma, querem saber detalhes técnicos, benefícios e vantagens do produto oferecido pelo vendedor.

E a atenção e o respeito são elementos fundamentais para que eles voltem à loja.

Veja alguns pontos que podem fazer a diferença no atendimento desse público:

  • Facilite ao máximo o acesso à loja com vagas específicas para estacionar o carro, rampas, corrimões, etc;
  • Prepare os vendedores para um atendimento diferenciado, que exige gentileza, calma e facilidade para explicar termos técnicos e aplicações dos produtos;
  • Mantenha boa iluminação e sinalização em todas as áreas da loja;
  • Use etiquetas com letras maiores. Elas facilitam a leitura dos preços e as características técnicas dos produtos;
  • Cuidado com os espaços da loja. Mantenha um local agradável para o cliente sentar e conversar com o vendedor e facilite a circulação nos corredores;
  • Mantenha os produtos em locais de fácil acesso;
  • Crie ações específicas – como promoções, condições de pagamento, palestras, etc – feitas pensando em aprimorar serviços para terceira idade.

Reformas ou construções com foco em acessibilidade podem ser uma porta de entrada para o público idoso em sua revenda. Veja alguns itens para um banheiro completamente acessível.Botão Site

 

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