Publicado em 10/12/2013Aplicação de verniz protege e decora madeira

Aplicação de verniz protege e decora madeira

Verniz forma espesso filme protetor e dá acabamento brilhante, fosco ou acetinado

Assim como o stain, o verniz protege e decora madeiras de portas, janelas e outros objetos e móveis. Seu acabamento é brilhante, e forma uma película de proteção espessa sobre o material, blindando a área aplicada contra envelhecimento e desbotamento. Quem quer dar destaque com muito brilho, faz aplicação de verniz. Para aplicar cores, melhor opção são os esmaltes. Quem prefere ressaltar o aspecto natural da madeira, escolhe o stain, de toque mais rústico. Ele é absorvido pela superfície, e não forma filme de proteção da madeira.

O stain é, assim, acabamento que acompanha a textura e a cor da madeira, sem alterá-las. É hidrofugante e tem longa durabilidade. O verniz, por outro lado, não é só encontrado no acabamento brilhante – também pode ser fosco ou acetinado.  Se o uso for externo, o ideal é que o produto tenha filtro solar.

“A escolha do acabamento para a madeira (verniz, stain ou esmalte) depende do gosto pessoal e de fatores como o local de aplicação e o grau de proteção desejado. Nem sempre a solução tecnicamente mais adequada será a que mais agrada o cliente, do ponto de vista estético. Da mesma forma, uma escolha feita levando-se em conta apenas os aspectos estéticos pode não trazer a proteção necessária naquele local”, alerta Maria Cristina de Carvalho, diretora técnica da Renner Sayerlack.

Antes de realizar a aplicação de verniz, a madeira deve estar lixada e limpa. O número de demãos segue a indicação da embalagem do produto. É recomendado o uso de trinchas, para assegurar a uniformidade da camada de verniz, mas podem ser usados também rolos de lã baixa de carneiro ou de espuma, e pistolas. De acordo com Carvalho, é importante passar a trincha suavemente, para não diminuir a espessura da camada de verniz cada vez que se aplica o produto – o que diminuiria a durabilidade do acabamento.

Quando porta ou janela apresentarem sinais de desbotamento e perda de brilho, deve ser refeita a aplicação. No caso de pequenos desgastes, um lixamento será suficiente para a reaplicação do produto. Caso haja trincamento ou descascamento, é necessária a remoção completa do verniz antigo, com removedores próprios para este fim (Pintoff, da Sparlack, ou Striptizi, da Montana) – encontrados em lojas de materiais de construção e pintura.

Aplicação de produtos de rejuntamento adequados evita o surgimento de fungos em ambientes úmidosBotão Site
Compartilhe esta matéria

Veja também

X