Publicado em 14/05/2019Agenda 2019: confira os principais eventos da construção
O ENIC está com rodadas de negócios e networking acontecendo durante todo o eventoCréditos: shutterstock

Agenda 2019: confira os principais eventos da construção

Inovação, sustentabilidade e novas tecnologias são os grandes desafios e compromissos do 91º ENIC

Para obter sucesso nas obras de construção civil é fundamental estar atualizado tanto com relação às novas formas construtivas quanto com relação ao desenvolvimento de mercado. Para isso, existem diversos eventos no calendário da construção que não podem faltar nas agendas dos engenheiros. O ENIC (Encontro Nacional da Indústria da Construção), por exemplo, é o maior fórum de debates das agendas nacionais da construção civil.

Em 2019, ele chega a sua 91ª edição a ser realizada entre os dias 15 e 17 de maio, no Rio de Janeiro, e pretende abordar tudo o que diz respeito ao dia a dia da empresa e gestão, novas tecnologias, trabalhadores, figurações jurídicas e as pautas que mais afligem as empresas como os entraves para o desenvolvimento pleno da indústria. Além da parte política, a qual envolve os agentes que são capazes de ajudar a destravar o mercado para que possa haver um avanço real no setor.

 

Expectativa para o ENIC 2019

 

De acordo com a Ana Cláudia Gomes, vice-presidente de Responsabilidade Social da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e uma das grandes organizadoras e apoiadoras do ENIC, a resposta do público para o evento tem sido muito positiva tendo em vista o momento que o país está atravessando. “Todas as mudanças na formatação e temas abordados estão sendo muito bem aceitos, então, estamos muito otimistas e com uma expectativa de sair do evento com soluções e ideias para implantar e ajudar o setor a realmente retomar o crescimento que a gente tanto quer”, destaca.

A edição conta com a presença de Paulo Guedes no painel econômico e no congresso técnico com o Paulo Matos, que deve falar sobre a inovação tecnológica na indústria da construção, além de mil congressistas confirmados. “Logo, nesse momento de mercado onde a economia brasileira está travada tentando retomar e crescer, reunir um fórum de debates com mil stakeholders estratégicos para o setor, para pensar o futuro e destravar o presente é fundamental”, aponta Ana Cláudia.

“Pretendemos discutir possibilidades para alavancar de vez essa retomada do crescimento que hoje ainda está deixando um pouco a desejar, de acordo com nossas expectativas. Além de observar o que podemos melhorar dentro das nossas empresas e processos, ainda precisamos melhorar a produtividade, a qualificação da mão de obra e o uso de novas tecnologias”, complementa a representante da CBIC.

 

O setor da construção civil movimenta a economia do país e gera milhares de empregos, sempre em constante desenvolvimento. Por isso, profissionais, estudantes e interessados na área precisam estar sempre atentos às mudanças e buscando se especializar cada vez mais. Para tanto, separamos os principais eventos que ocorrerão em 2019 para quem está buscando cada vez mais conhecimento e aprendizado:

 

Nome: ENIC – Encontro Nacional da Indústria da Construção

Data: 15 a 17 de maio de 2019

Local: Windsor Expo Convention Center (Rio de Janeiro)

O Enic é um dos principais fóruns de debates da agenda nacional da indústria da construção e está chegando a sua 91ª edição. O evento movimenta a construção civil e acontecerá entre os dias 15 e 17 de maio, no Rio de Janeiro, reunindo profissionais do setor para discutir os principais temas e tendências de mercado.

Informações e inscrições: https://www.enic2019.com.br/site/Inscricoes.aspx

 

XI – Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas – CBPE

Data: 16 e 17 de maio de 2019

Local: CRQ Conselho Regional de Química (São Paulo)

Evento promovido pela ABPE (Associação Brasileira de Pontes e Estruturas) e pela ABECE (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural) a fim de divulgar grandes obras, atualmente, em execução, bem como trabalhos recentes e relevantes nas áreas de pesquisa e aplicação envolvendo projeto, construção, recuperação e reforço de pontes, estádios, edifícios, indústrias, portos, barragens, plataformas offshore e fundações. Além de discutir a normalização, experimentação, análise e dimensionamento de estruturas de concreto armado e protendido, metálicas, de madeira e de alvenaria.

Informações e inscrições: http://www.abece.com.br/cbpe2019/

 

 

Nome: Concrete Show South America

Data: 14 e 16 de agosto de 2019

Local: São Paulo Expo (São Paulo)

O Concrete Show South America é um evento forte e consolidado que há mais de onze anos, reúne em São Paulo, a verdadeira força da construção civil mundial. Com o objetivo de oferecer novas oportunidades e de fomentar a competitividade e o desenvolvimento do setor, o Concrete Show South America oferece ao mercado a plataforma ideal para o lançamento de novos produtos, aproximação entre empresas e clientes, vendas e networking.

Informações e inscrições: https://www.concreteshow.com.br/pt/

 

Nome: ConstruDigital Conference 2019

Data: 30 de outubro de 2019, 08h-20h

Local: Pro Magno Centro de Eventos (São Paulo)

O enredes e a Rede Construção Digital realizarão no mês de outubro, o primeiro evento sobre transformação digital no setor da construção. A edição especial foi desenvolvida pelo enredes, líder em inovação e tecnologia voltada para o setor, que reúne e fortalece a comunidade de inovação na construção civil e seus parceiros, explicitando a importância da colaboração para o desenvolvimento de um mundo melhor.

Informações e inscrições: http://www.enredes.com.br/eventos/construdigital-conference-2019/ 

 

 

Quer dicas para mensurar a produtividade no canteiro de obras? Acesse: https://www.mapadaobra.com.br/gestao/produtividade-no-canteiro/

 

 

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X