Publicado em 01/01/2013Conheça melhor os aditivos de concreto
Superplastificantes, plastificantes, aceleradores, retardatários. Conhecer cada um deles auxilia para a melhor escolhaCréditos: Shutterstock

Conheça melhor os aditivos de concreto

Os produtos químicos conferem diferentes propriedades ao concreto

Os principais aditivos de concreto utilizados na indústria da construção civil nacional são os retardadores, incorporadores de ar, plastificantes, superplastificantes (e seus derivados, como plastificantes aceleradores e plastificantes retardadores) e aceleradores. Esses tipos de produtos químicos conferem diferentes propriedades ao concreto.

Os aditivos aceleradores são usados para acelerar o processo de endurecimento do concreto, enquanto os retardadores adiam essa reação no processo. Os plastificantes reduzem a quantidade necessária de água utilizada, oferecem melhor trabalhabilidade ao concreto, o que facilita o acabamento e o adensamento. Ainda favorecem o transporte até a obra, pois reduzem a perda da consistência ao longo do tempo. Os superplastificantes permitem dosar o concreto com elevada resistência e alto desempenho.

Esses aditivos permitem trabalhar com baixa quantidade de água – redução de até 30% -, o que aumenta sua resistência. Os aditivos incorporadores de ar, com introdução de microbolhas de ar, oferecem melhor trabalhabilidade do concreto, aumentam a durabilidade, diminuem a permeabilidade e a segregação, deixando o concreto mais coeso e homogêneo. Eles ainda reduzem a exsudação, a subida de água livre na mistura.

Conheça alguns aditivos da Votorantim Cimentos:

  •         CAL HIDRATADA CH-III: A Cal Hidratada Itaú é ideal para uso nas argamassas de assentamento e revestimento, oferecendo maior plasticidade à mistura, garantindo qualidade e durabilidade às construções. Também não precisa ser curtida, é fina e tem baixa densidade, o que facilita na hora da mistura e torna a argamassa aderente e com maior elasticidade, permitindo a dilatação natural da alvenaria e reduzindo a formação de fendas e rachaduras. Além disso, o produto combate a proliferação de mofo e bolor.
  •         CAL DE PINTURA: Adequada para aplicação em diversas superfícies, principalmente as mais porosas e de elevada aspereza, como: bloco de concreto, argamassa de revestimento, concreto aparente e até em concretos com superfície áspera. Dentre as vantagens da aplicação está a facilidade de preparação e a aplicação. Além disso, permite a lavagem após dez dias da aplicação da pintura. Não necessita de fixador, tem poder bactericida que previne a formação de mofo e oferece maior poder de cobertura.
  •         LIGA PARA MASSA: A Liga para Massa Itaú é uma adição para ser usada na preparação de argamassas a qual proporciona maior plasticidade, melhorando a trabalhabilidade da mesma. Indicado para: argamassas de rebocos internos e externos em paredes e tetos; argamassas de assentamento de blocos de alvenaria (vedação).

Quer conhecer mais produtos Votorantim Cimentos? Acesse:

Botão Site

 

 

Compartilhe esta matéria

Veja também

X