Publicado em 12/11/2013A melhor argamassa para porcelanato e cerâmicas

A melhor argamassa para porcelanato e cerâmicas

Veja como usar a Votomassa Grandes Formatos, para peças cerâmicas pesadas

Estão na moda os revestimentos em grandes formatos – peças cerâmicas ou porcelanatos de 90cm x 90cm, 60cm x 120cm, 120cm x 120cm. Além de produzirem um visual mais leve, economizam rejunte e precisam de menos manutenção. De espessuras que chegam a 12 mm, seu assentamento, principalmente em paredes, exige argamassas de grande aderência, conforme explica Sandra Gregório, Gerente de Marketing da Votomassa.

“A argamassa colante deve ter alto poder de fixação; estamos falando de peças pesadas”, diz. O produto mais indicado é a Votomassa Grandes Formatos, argamassa para porcelanato que suporta o peso das maiores placas do mercado, de espessura 18 mm.

Além de resistentes, no caso de pedras como mármores, limestones, ardósias e granitos, permitem a correção de irregularidades nas espessuras de peças, garantindo o perfeito nivelamento do piso acabado. “A Votomassa Grandes Formatos tem uma coloração próxima do branco, o que é muito importante no assentamento de peças claras – assim é a maioria dos porcelanatos grandes e superfinos”, explica Sandra Gregório.

É essencial aplicar duplas camadas da argamassa quando peças forem de tamanho maior que 30cm x 30cm: uma camada no contrapiso e outra no verso da peça. A intenção é que não existam pontos ocos entre eles, evitando desplacamentos.

Como aplicar argamassa para porcelanato e grandes peças de cerâmica

Para assentar, primeiro é preciso conferir se contrapiso e verso das peças estão limpos e secos. Poeira, ou qualquer outro tipo de sujeira, prejudicam a aderência das placas. Depois, a argamassa colante é misturada, de acordo com a quantidade de água indicada nas instruções da embalagem.

A mistura é feita com colher de pedreiro ou misturador mecânico, até ficar com consistência macia. A massa descansa por 15 minutos e é novamente misturada, antes de aplicar. Durante a aplicação pode ser necessário mexer a mistura mais uma vez. Neste caso, não deve ser adicionada mais água.

A primeira camada de argamassa é aplicada ao contrapiso com o lado liso da desempenadeira, pressionando com firmeza. A segunda é feita com seu lado dentado, formando cordões de espessura mínima 10 mm. A dupla aplicação é repetida no verso da placa cerâmica ou pedra. Para assentar o revestimento sobre o contrapiso, a argamassa colante ainda precisa estar úmida e pegajosa.

Coloque a peça ligeiramente fora da posição, arraste-a até sua posição final e bata suavemente sobre ela com um martelo de borracha, para adquirir colagem uniforme e nivelada. Após assentadas todas as peças, aguarde 72 horas para rejuntar.

Confira passo a passo para aplicação de argamassa ideal para revestimentos com espessuras de até 18mm

Botão Site

Compartilhe esta matéria

Veja também

X