
Webseminário exibe palestra sobre concreto de alto desempenho
Palestra on-line abordou a norma NBR 15.575, as características do material e as tendências na aplicação estrutural
No último dia 26 de setembro, o Portal AECweb transmitiu, ao vivo pelo internet, o webseminário Concreto de Alto Desempenho: evolução e tendências na aplicação estrutural. A palestra sobre concreto, ministrada por Oswaldo Cascudo, engenheiro civil e professor da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás (UFG), teve patrocínio da Votorantim Cimentos e Engemix.
Durante a palestra sobre concreto foram apresentados conceitos contemporâneos do desempenho aplicado às estruturas de concreto e também características técnicas do material e como ele pode ajudar a atender aos exigentes requisitos da Norma “NBR 15575:2013 Edificações Habitacionais – Desempenho”, que pede uma Vida Útil de Projeto (VUP) mínima de 50 anos para os sistemas estruturais.
Dentre os conteúdos abordados, estava o cimento Portland, com destaque para o Concreto de Alto Desempenho (CAD) e seus requisitos básicos de elevadas trabalhabilidade, resistência e durabilidade.
Participação na palestra sobre concreto
O evento também contou com a participação do engenheiro Marcus Coimbra Israel, gerente de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos. Durante sua apresentação, o especialista falou sobre como os concretos especiais tornam-se economicamente viáveis a partir do desempenho técnico.
“Quando se fala de estrutura, hoje, a vida útil mínima de um projeto é de 50 anos, chegando a uma superior de 75 anos. E se a gente continuar construindo com um determinado tipo de concreto, com informalidade e com a baixa condição técnica dos fornecedores, não vamos conseguir atingir essas recomendações normativas”, comenta Coimbra.
Ele ainda reforça que, com base nisso, a Votorantim Cimentos recém lançou a família Hi-Mix, que são concretos especiais desenvolvidos com o objetivo claro de atingir os parâmetros de desempenho. “Se você entende qual é o desempenho necessário, estabelece os parâmetros de desempenho e trabalha até a etapa de execução, pelo menos, com o uso do concreto correto e adequado, você vai conseguir reduzir consideravelmente o seu custo de manutenção futura”, conclui o especialista.
Números do webseminário
A palestra teve, no total, 1.813 inscritos e 712 participantes. Destes, 579 estavam na apresentação do engenheiro Marcus Coimbra.
Para assistir a palestra “Concreto de Alto Desempenho: evolução e tendências na aplicação estrutural”, clique aqui!
Quer praticidade e precisão? Conheça dez aplicativos para construção civil que irão te ajudar no dia a dia do trabalho.