
Guia traz orientações para segurança nos canteiros de obras
Manual lançado pela CBIC em parceria com o SindusCon_DF é um bom instrumento para auxiliar na prevenção de acidentes
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) lançou o Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras, que traz orientações para a prevenção de acidentes e para o cumprimento das normas de Segurança e Saúde no Trabalho (SST) em construções. O manual foi produzido em parceria com o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (SindusCon-DF).
Ao todo, são 264 páginas que esclarecem normas vigentes sobre saúde e segurança no trabalho e mostram como promover seu cumprimento na rotina de diversos canteiros de obras, além de destacar a importância da gestão de ambos os itens para uma melhor relação entre contratado e contratante.
Entre os principais temas abordados estão:
- Fundamentos e legislações
- Procedimentos operacionais e administrativos para atendimento às Normas Regulamentadoras
- Recomendações, sugestões e exemplos para sanar dúvidas ou contratempos no canteiro
- Documentação legal mínima exigida no canteiro
- Itens de Normas Técnicas do Ministério do Trabalho mais visados pela fiscalização
O guia possui 18 capítulos, nos quais são especificados temas como a importância e necessidade da obediência às posturas legais sobre SST: comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA); programa de prevenção de riscos ambientais (PPRA); uso de equipamentos de segurança individual; agentes de riscos ambientais e ergonômicos nas atividades da indústria da construção; entre outros.
Baixe o Guia para Gestão de Segurança nos Canteiros de Obras aqui!
Além de respeitar as normas regularizadoras, é indispensável o uso equipamentos de proteção individual. Saiba quando e porque utilizar.