Publicado por Votorantim Cimentos em 20/06/2024Rodapés: como escolher e dicas de aplicação
Saiba como escolher e aplicar rodapés em sua obra.Créditos: iStock

Rodapés: como escolher e dicas de aplicação

Entenda a função dos rodapés, os materiais mais utilizados e em quais ambientes podem ser aplicados.

Os rodapés podem parecer um detalhe muito pequeno quando o assunto são obras, mas eles possuem uma função única e importante para o ambiente, além de complementar a decoração de acordo com a estética escolhida.

Se você se interessa em saber mais sobre a função dos rodapés, como escolher o modelo ideal e de que maneira aplicá-lo com maior precisão, continue a leitura e te ajudaremos!

Qual a função do rodapé?

A principal função do rodapé é proteger as paredes do contato com qualquer tipo de umidade que venha do solo, como água utilizada na limpeza e derramamentos, por exemplo.

Os rodapés também asseguram que objetos maiores, como móveis, vassouras ou eletrodomésticos, não toquem diretamente na parede, criando uma camada extra de afastamento.

Além disso, eles cumprem um papel estético ao complementar o piso, destacar as paredes ou separar esses dois elementos. Por isso, o rodapé deve ser escolhido a dedo!

Em quais ambientes o rodapé é aplicado?

Os rodapés podem ser aplicados em diferentes espaços, tanto comerciais quanto residenciais e até industriais. Veja alguns exemplos:

  • Sala de estar: complementam o design, podendo ser altos e detalhados para um visual sofisticado. Também evitam o acúmulo de poeira nas paredes e nos cantos.
  • Quartos: geram um acabamento agradável e não deixam que os móveis toquem na superfície das paredes, podendo harmonizar com o estilo de decoração.
  • Cozinhas: impedem que a umidade do ambiente penetre nas paredes e facilitam a limpeza.
  • Escritórios: refletem a identidade do ambiente e ajudam a amenizar danos gerados pelo tráfego contínuo de pessoas.
  • Lojas: podem dar destaque aos produtos expostos e permitem uma limpeza facilitada.
  • Restaurantes: atuam de modo semelhante ao das cozinhas, mas com um diferencial estético mais atrativo.
  • Escolas e universidades: reduzem a necessidade de manutenção do piso e das paredes e complementam a arquitetura.
  • Hospitais: além dos benefícios e funções já citados anteriormente, promovem a sensação de limpeza do espaço.

Quais são os materiais mais utilizados?

Cada material utilizado em rodapés possui uma função diferente. Confira:

  • MDF (Fibra de Média Densidade): barato e personalizável.
  • Poliestireno: leve e resistente à umidade.
  • Madeira: natural e muito resistente a impactos.
  • Porcelanato: resistente a intempéries e fácil de limpar.
  • PVC: econômico e fácil de manter.
  • Alumínio: bastante durável e versátil.

Como instalar rodapés?

Separamos as principais dicas para você aprender a instalar rodapés corretamente:
 

Meça tudo com cuidado

Medições erradas em rodapés podem gerar grandes transtornos, como peças faltando ou quebradas durante a instalação. Conheça o espaço em que vai atuar e faça todas as medições possíveis para não haver retrabalho.

Tenha as ferramentas adequadas

Os cortes de rodapés devem ser precisos e isso exige ferramentas específicas, como esquadrias e máquinas próprias. Procure uma empresa especializada se você ainda não tiver acesso a elas.

Prepare as superfícies

Independentemente do material de que são feitas, as superfícies que receberão os rodapés devem ser preparadas. Esse processo pode incluir limpeza, aplicação de colas, argamassas ou outros produtos necessários.

Deixe uma pequena folga

Lembre-se de que os materiais podem dilatar com o calor, aumentando sua área total. Por isso, não se esqueça de deixar uma pequena folga para evitar que os rodapés sofram danos quando a temperatura subir.

Personalize os materiais antes da instalação

Se você pretende pintar, polir, lixar ou dar qualquer tipo de tratamento às peças que serão utilizadas, faça isso antes de instalar o rodapé. Isso evita que você prejudique a parede ou o piso, além de facilitar o trabalho e a limpeza da obra.

Ficou mais fácil de entender como o rodapé é importante para proteger os ambientes e proporcionar uma função estética única? Com as informações aprendidas aqui, você pode escolher entre os tipos disponíveis e realizar instalações mais precisas e confiáveis.

Se você gostou desse conteúdo, também pode se interessar por https://www.mapadaobra.com.br/capacitacao/especializacao-de-mao-de-obra-conheca-6-cursos-para-pedreiros/.

Compartilhe esta matéria

Mais lidas

Veja também

X